
Os usuários do transporte coletivo de Palmas continuarão pagando R$ 2 na tarifa até o dia 30 de abril. A medida, que já havia sido prorrogada até março, foi estendida por mais um mês e será oficializada em decreto no Diário Oficial do Município.
O valor reduzido da passagem, que antes custava R$ 3,85, foi adotado em fevereiro durante a transição da gestão pública para a iniciativa privada. O edital de concessão do serviço está em fase final de análise pelos órgãos de controle, mas ainda não há data definida para publicação.
A prefeitura também manteve a gratuidade do transporte aos finais de semana e feriados. As recargas dos cartões podem ser feitas nas estações de ônibus e nas unidades do Resolve Palmas de Taquaralto e Avenida JK.
Histórico e futura concessão
O transporte público de Palmas foi operado por empresas privadas por mais de 20 anos. Após o fim do contrato em 2022, a prefeitura assumiu a gestão direta do serviço por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).
Em janeiro deste ano, um decreto autorizou uma nova concessão do transporte coletivo à iniciativa privada. O processo ocorrerá por licitação pública, com validade de 20 anos, podendo ser prorrogado. O edital prevê a operação do sistema por uma única empresa, com frota de 180 ônibus para atender os 323 mil habitantes da capital.
Por: Warley Costa | Portal Imediato.