Polícia Civil desarticula tentativa de organização criminosa no Bico do Papagaio com a Operação Prophylaxis

Trinta mandados judiciais estão sendo cumpridos.
 Foto: Divulgação/PCTO

A Polícia Civil do Tocantins deflagrou, na manhã desta sexta-feira (6), a operação Prophylaxis, com o objetivo de desarticular a tentativa de estruturação de uma organização criminosa ligada a uma facção carioca de renome nacional na região do Bico do Papagaio.

Coordenada pela 12ª Delegacia de Polícia de Augustinópolis, a ação contou com o apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), Ministério Público e Polícia Militar, envolvendo mais de 80 policiais. Ao todo, foram cumpridos 30 mandados judiciais, sendo 16 de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão, em cidades como Augustinópolis, Carrasco Bonito, Praia Norte e Axixá do Tocantins.

A facção tentava ocupar o espaço deixado por um grupo criminoso maranhense, desarticulado pela operação Absterge, em 2022, que resultou na prisão de mais de 30 integrantes, com penas que somaram mais de 700 anos de reclusão.

De acordo com o delegado Jacson Wutke, responsável por ambas as operações, mesmo em estágio inicial, a nova organização criminosa já praticava atos de tortura, crimes contra o patrimônio e intensificava o tráfico de drogas na região. “A rápida identificação e articulação das forças policiais foram cruciais para impedir a consolidação desse grupo”, destacou.

Confronto e prisões

Durante a operação, um dos alvos, identificado como J.P.S.S., de 28 anos, reagiu com disparos de arma de fogo contra as forças policiais. No confronto, ele foi neutralizado e não resistiu aos ferimentos, apesar das tentativas de socorro. No imóvel do suspeito, foram apreendidas drogas, uma arma de fogo e registros sobre o tráfico de entorpecentes.

Além disso, outros suspeitos foram presos em flagrante por posse de entorpecentes e veículos furtados. Todos foram conduzidos à 3ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguatins, para os procedimentos legais.

Segundo o delegado

O delegado Wutke ressaltou que a operação foi planejada para garantir a segurança pública e prevenir a instalação de grupos criminosos na região. “Nosso compromisso é inabalável na luta contra o crime organizado. Trabalhamos para que Augustinópolis e o Bico do Papagaio continuem sendo lugares seguros para a população”, afirmou.

O nome da operação, Prophylaxis, faz alusão à profilaxia, termo médico relacionado à prevenção de doenças. Nesse contexto, a ação policial buscou agir preventivamente para evitar que a facção se consolidasse, causando maiores prejuízos à segurança pública. A operação reforça o comprometimento das forças de segurança em combater o crime organizado e assegurar a tranquilidade da população tocantinense.

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo