Porto Nacional e o distrito de Luzimangues passarão por uma grande modernização na iluminação pública. Aproximadamente 22 mil pontos de luz serão substituídos por lâmpadas de LED, que oferecem maior eficiência energética e visibilidade. Além disso, muitos desses postes contarão com roteadores para oferecer Wi-Fi público gratuito, ampliando o acesso à internet para a população.
As melhorias foram discutidas pelo prefeito e candidato à reeleição, Ronivon Maciel (União Brasil), durante uma entrevista ao vivo na rádio Porto FM, concedida à advogada e comunicadora Andrea Tomaz na última quarta-feira (04) de setembro. O prefeito destacou que a iniciativa será realizada através de uma Parceria Público-Privada (PPP), com previsão de investimentos de R$ 240 milhões. A licitação para escolha da empresa responsável está em andamento desde 2023, e a expectativa é que as instalações comecem em 2025.
Sistema de Videomonitoramento
Além da nova iluminação, um sistema de videomonitoramento será implantado nos principais pontos de Porto Nacional e Luzimangues. O deputado federal Carlos Gaguim (União Brasil) destinou R$ 14 milhões por meio de emenda parlamentar para viabilizar o projeto. Os procedimentos burocráticos para a instalação das câmeras já estão em andamento.
“Com esse novo sistema, deixaremos a cidade mais bonita, segura e atrativa. Uma cidade bem iluminada e monitorada estimula a instalação e expansão de negócios, gerando emprego e renda para a população”, afirmou o prefeito Ronivon Maciel.