
Sob bênção do bispo Dom José Moreira, Porto Nacional foi palco, nesta quinta-feira (10), da abertura de mais uma edição do projeto“Turismo na Estrada”, promovido pelo Governo do Tocantins. O evento reuniu gestores de oito municípios da região turística das Serras e Lago, com o objetivo de fortalecer o setor por meio da valorização da fé, da cultura e da sustentabilidade.
Durante a abertura, realizada no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o secretário estadual do Turismo, Hercy Filho, ressaltou o potencial histórico e cultural de Porto Nacional. “A natureza e a cultura do Tocantins são ativos poderosos, que precisam ser promovidos de forma estratégica. Nós, gestores, também precisamos entender a força que o turismo tem para gerar oportunidades”, afirmou.
Um dos anúncios do dia foi a participação do Tocantins na ExpoCatólica, maior feira de turismo religioso da América Latina, marcada para julho. A ideia é criar uma rota religiosa no estado, valorizando tradições como romarias, festas de padroeiros e celebrações de fé. “O governo está presente nas principais manifestações religiosas do Tocantins e quer transformar isso em uma marca turística”, completou o secretário.

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, comemorou o momento favorável ao setor: “Vivemos uma fase promissora, com apoio do governo estadual. O turismo pode e deve ser construído com responsabilidade e união”.
Já o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, destacou o turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico. “Eventos como a Semana Santa na Serra do Estrondo são exemplos do nosso potencial. O turismo gera emprego e renda para o nosso povo”, pontuou.
Sustentabilidade em pauta
A diretora de Meio Ambiente e Turismo de Paraíso, Patrícia Nascimento, também participou do encontro e reforçou a importância da parceria entre os municípios e o Estado. Representando a Instância de Governança da Região das Serras e Lago, ela disse que o momento é de construir caminhos sustentáveis e inovadores para o setor.
Além dos discursos, o primeiro dia do “Turismo na Estrada” contou com apresentações técnicas, visita a pontos turísticos e aplicação de um questionário sobre as ações turísticas locais, reforçando o compromisso com o planejamento e o fortalecimento do turismo regional.
Por: Warley Costa | Portal Imediato.