
O prefeito reeleito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (União Brasil), e seu vice, Joaquim do Luzimangues (União Brasil), serão diplomados nesta quarta-feira (18), às 14h, no Centro de Convenções Comandante Vicentão. A cerimônia, conduzida pelo TRE-TO (Tribunal Regional Eleitoral) e pelo Cartório Eleitoral da 3ª Zona Eleitoral, também diplomará os 15 vereadores eleitos, entre eles três reeleitos, além de suplentes.
A diplomação marca o reconhecimento oficial pela Justiça Eleitoral dos candidatos eleitos e é a última etapa antes da posse.
Recordes históricos na eleição
Ronivon e Joaquim conquistaram 23.998 votos na eleição de 6 de outubro, alcançando 65,34% dos votos válidos, o maior percentual já registrado em Porto Nacional desde a redemocratização. A vantagem de mais de 37 pontos percentuais sobre o segundo colocado também é inédita. Além disso, a reeleição de Ronivon quebrou um ciclo de 24 anos em que nenhum prefeito conseguia um segundo mandato consecutivo na cidade.
“Nosso desafio agora é ainda maior. Recebemos um mandato com amplo respaldo popular, e isso nos motiva a redobrar os esforços para atender às expectativas e continuar trazendo melhorias estruturais e mais qualidade de vida para os portuenses”, afirmou o prefeito reeleito.
Gestão aprovada e resultados concretos
A ampla vitória é reflexo direto da alta aprovação da gestão de Ronivon, que superou 70% durante o primeiro mandato. Entre os destaques de sua administração estão:
- Infraestrutura: construção e revitalização de 130 km de asfalto em bairros afastados e obras em setores antes esquecidos.
- Saúde: entrega de três UBS, ampliação de atendimentos e aumento para 27 equipes de saúde da família, incluindo a contratação de novos médicos.
- Educação: implantação de escolas, como a de Tempo Integral Francisco Pinheiro Lemos, em parceria com os Bombeiros.
- Geração de empregos: criação de 2,7 mil postos formais, representando um aumento de 34% no estoque de empregos no município.
- Outros avanços: desenvolvimento de projetos para juventude, promoção de ações culturais e melhorias no esporte.
A diplomação desta quarta-feira encerra uma eleição histórica e abre caminho para um novo ciclo administrativo em Porto Nacional, marcado por desafios e promessas de continuidade nos avanços conquistados.