A 4ª edição da CASACOR Tocantins, realizada nesta terça-feira (17), no Five Senses Resort, em Luzimangues (Porto Nacional), ganhou um brilho especial em um espaço mais do que especial.
O evento contou ainda com apresentações musicais de alta qualidade, protagonizadas pelo maestro Bruno Barreto e o músico Dorivã. Além disso, uma exposição de vestidos confeccionados em capim-dourado destacou a riqueza do artesanato local. A mostra estará aberta ao público até o dia 5 de outubro.
Durante a ocasião, a secretária-executiva Valéria Kurovski enfatizou a sinergia entre a arquitetura e a cultura regional, ressaltando a importância das políticas públicas para o desenvolvimento do setor. “A arquitetura tem muito a ganhar com a cultura tocantinense. É uma oportunidade de aprender com o que já existe e impulsionar o desenvolvimento local. A Secretaria da Cultura está comprometida em construir uma base sólida para que nossos artistas encontrem, nas políticas públicas, as condições necessárias para produzir, criar, pesquisar e disseminar arte e cultura à população”, afirmou Kurovski.
Outro momento de destaque foi a exposição da coleção “Ouro do Cerrado”, assinada pelo estilista Luiz Fernando Carvalho e parte do acervo da Secult. Dorivã e Bruno Barreto também expressaram seu entusiasmo em participar do evento. “O convite da Secretaria de Cultura foi um presente, pois nos permitiu fazer uma apresentação mais acústica, mais emocional. Estou muito feliz por estar aqui!”, declarou Dorivã. Barreto acrescentou: “Ser convidado para participar já é motivo de muita alegria e privilégio. Parabenizo a Secult pela iniciativa e pela valorização da nossa música e cultura.”
A presença da Secult na CASACOR Tocantins evidencia o compromisso do Governo do Tocantins com o fortalecimento e a valorização da cultura local, promovendo um diálogo enriquecedor entre arquitetura, arte e tradição.
A Galeria Legado presta uma homenagem à arte tocantinense, valorizando sua rica diversidade cultural.
Com curadoria e expografia assinadas pelos designers de interiores Paulo Marques e Renata Brum, o espaço celebra a expressão artística de povos e personagens que estão deixando suas marcas, histórias e criatividade, provando que o Norte também é um berço de arte.
Fotos: @edgardcesar@mmariajulia
Fornecedores: @4tech.br@myledspalmas
Lounge IdeIA UniCatólica, assinado pelas arquitetas Ludmila Benedetti, Regina Cavalcante, Kássia Vieira e Ana Carla Bottura, é uma celebração ao impacto transformador do conhecimento.
O projeto explora a interatividade como representação do momento presente, oferecendo uma diversidade de ambientes que incluem áreas de estudo e espaços para palestras. As cores e texturas selecionadas reforçam a sensação de pertencimento, integrando referências da cultura regional.