
Para muita gente, principalmente para as crianças, o aniversário é uma data muito especial. É um momento para reunir a família, os amiguinhos da vizinhança e da escola, e festejar com bolo, doces e muitas brincadeiras. Mas o que fazer quando, justo nesta data, um problema de saúde obriga a criança a ficar internada em um hospital?
Foi pensando nisso que, em 2019, Eduardo Campos, coordenador do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Municipal de Araguaína (HMA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), pensou em uma solução para tornar esse dia mais leve e humanizado.
E assim nasceu o projeto “Hoje É Seu Aniversário”, que, desde a sua criação, já comemorou o aniversário de cerca de 160 crianças internadas na unidade, levando alegria para os pequenos pacientes internados e a suas famílias.
Na última sexta-feira, 17 de maio, a pequena Riandra Silva Aquino comemorou seus nove anos de idade com direito a bolo e parabéns cantado pela mãe, Joseane Silva Alencar, e pela equipe do HMA.
“Eu e minha filha ficamos muito felizes com todo esse carinho que a equipe tem com a gente”, disse Joseane. “Aniversário é só uma vez no ano, por isso é uma data muito especial. Até o bolo fizeram, foi tudo muito bom!”, agradeceu.
A dieta do paciente é respeitada
Eduardo explica que todas as comemorações são cuidadosamente avaliadas para respeitar as normas de segurança do paciente. “A gente já faz o bolo pensando no que a criança pode comer, isto é, a dietoterapia do paciente é analisada para o tratamento ser preservado”, destaca o idealizador do projeto.
Ao proporcionar um momento de alegria e descontração, a atividade contribui para a melhora do ambiente hospitalar, tornando a experiência de internação mais leve e humanizada.
“É importante lembrar que a internação é um período delicado para os pacientes e a celebração de seus aniversários, mesmo que dentro do hospital, representa uma oportunidade para amenizar esse período e oferecer alegria para a criança e acompanhantes”, complementa Eduardo.
O coordenador finaliza ressaltando o impacto positivo que o projeto tem na vida da equipe. “Ver o sorriso de uma criança nesse momento tão especial é algo que nos motiva a continuar buscando sempre o melhor para nossos pacientes. A felicidade delas é a nossa maior recompensa”, conclui.