Recenseadores do IBGE recebem apoio para alcançar mais de 24 mil araguainenses

Recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) apresentaram ao prefeito Wagner Rodrigues os dados prévios já coletados no Censo 2022 e pediram o apoio do poder público municipal para chegar até os domicílios onde os moradores não foram encontrados ou se recusaram a receber os recenseadores.
Segundo o instituto, até o momento, moradores de 837 residências não quiseram dar informações aos pesquisadores e em 7.182 casas os moradores não estavam no local. A partir da média de três moradores por domicílio, estimada pelo IBGE, no total 24.077 araguainenses ainda não registraram suas informações no Censo 2022.
O coordenador censitário do IBGE, Jaílson Carvalho Silva, explica que é fundamental a população responder ao formulário, porque o censo é uma forma do poder público saber como o morador vive, o que ele precisa e o que aquela comunidade necessita para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
“Estamos fazendo um retrato do Brasil. Quanto mais informações tivermos, mais vamos conseguir mostrar a realidade do País”, informou o coordenador.
Apoio da Prefeitura
A reunião também contou com a participação de secretários e representantes da Educação, da Saúde, da Assistência Social, Trabalho e Habitação, da Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação e vereadores, e o prefeito Wagner se comprometeu a apoiar o IBGE com os serviços públicos que estão em contato direto com a população.
“Vamos envolver os servidores e toda a estrutura de tecnologia que temos hoje para garantir que toda a população de Araguaína seja devidamente registrada pelo censo. Temos todo o interesse em saber o retrato mais fiel possível do nosso povo para podermos direcionar da melhor forma os investimentos públicos”, garantiu o prefeito.
A Prefeitura irá acionar os agentes de saúde e de endemias para contribuir com o trabalho dos recenseadores, além de fazer o cruzamento das informações dos cidadãos cadastradas nas unidades básicas de saúde e também cruzar os dados dos imóveis coletados pelo IBGE com o SIGA (Sistema de Informações Geográficas de Araguaína).
Dados prévios
O Censo do IBGE 2022 já coletou dados de domicílios de 104 setores de Araguaína, de um total de 335. 124 bairros estão com a pesquisa em andamento e 107 ainda serão visitados. No total, a previsão é alcançar 61.392 domicílios. Ao todo, 80 recenseadores estão atuando em Araguaína e o IBGE já está treinando mais profissionais para reforçar o trabalho.

Fonte: Ascom / Prefeitura de Araguaína

Tags:

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ir para o conteúdo