24 de novembro de 2024 - 22:48
Cidades Saúde Saúde Pública

Saúde convoca doadores de sangue para reforçar o bloco de solidariedade no Carnaval 2023

Doações realizadas antes do feriado irão reforçar os estoques de sangue, que atendem hospitais públicos e privados de todo o Estado.
Sangue sendo extraído para bolsa de sangue
Doadores podem procurar as unidades nos dias que antecedem o Carnaval – Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

Com o objetivo de estimular a doação de sangue em um dos meses mais críticos do ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) convoca os doadores de sangue para a folia do bem. O objetivo é manter o ritmo de bolsas e os estoques da Hemorrede Tocantins abastecidos durante o feriadão de Carnaval.

Dados da Hemorrede apontam que anualmente as doações caem em média de 30% durante os dias de festa. Por isso, nesta época, se intensificam as coletas externas e programadas e garantir um estoque que possa suprir as demandas por sangue nos hospitais públicos e privados de todo o Estado.

No sistema de saúde, as bolsas e o processamento do sangue são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes ou em outras situações clínicas.

Gaveta com bolsas de sangue
Hemorrede convoca doadores para abastecer estoques em situação crítica – Saúde/Governo do Tocantins

A superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes, comenta que “Como em todos os anos, o período de feriados prolongados como o carnaval é um desafio para a Hemorrede manter os estoques satisfatórios, em função da histórica queda nas doações. É muito importante mantermos e garantirmos o abastecimento da rede hospitalar pública e privada”.

Pollyana Gomes acrescenta que “Precisamos sensibilizar a sociedade para a necessidade da doação voluntária, espontânea e habitual de sangue, visando à garantia da quantidade adequada à demanda dos hospitais do Tocantins”.

Quem pode doar

Para fazer a doação, o voluntário precisa estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial com foto. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, grávidas e mulheres em período de pós-parto não podem doar.

Os interessados podem comparecer a uma das unidades da Hemorrede Tocantins das 7 às 18 horas, de segunda a sexta. Em caso de dúvida e para mais informações, o doador pode ligar no 0800 642 8822 ou no 3218-3232.

Fonte: SECOM Governo do Tocantins

Tags relacionadas:

Carnaval , Doação , Hemorrede , Secretaria da Saúde , Solidariedade

COMPARTILHE:

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo