A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza, nesta terça-feira, 28, um treinamento em coleta de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária. O evento é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Pasta e ministrado pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Dvisa) e pela Diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO). Participam servidores dos municípios de Araguaína, Augustinópolis, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.
O treinamento faz parte de um planejamento que tem por finalidade o desenvolvimento de um plano integrado de monitoramento de alimentos no Tocantins e o objetivo principal é monitorar por meio de análise laboratorial alimentos fabricados e comercializados no Estado do Tocantins, de modo a auxiliar na identificação do risco sanitário, subsidiando a adoção de medidas sanitárias adequadas diante desses riscos, além de possibilitar a exposição no mercado de produtos seguros à população.
A responsável pelo setor de apoio ao Sistema de Vigilância Sanitária, Crislane Maria da Silva Bastos, explicou que o “treinamento viabilizará que os municípios estejam capacitados para coletar alimentos para atendimento de programas de monitoramento de qualidade, bem como em situações de surtos de Doenças Transmitidas por alimentos ou situações de denúncias de produtos”.
“Esse treinamento é muito importante para a atualização em processos de trabalho, pois é nossa missão de vigilância sanitária, prevenir e minimizar os riscos. Um treinamento sobre coleta de amostras nos fortalece para uma atuação mais eficiente de tal forma a garantir fidedignidade nas respostas aos estabelecimentos e aos consumidores dos produtos”, destacou a inspetora sanitária, gerente no Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária do Município de Palmas, Silvana Teixeira.
Kit
Durante o evento, será entregue a cada município participante um kit mínimo de coleta com seguintes materiais: invólucro para coleta, lacre, máscara, jaleco descartável e termômetro. A intenção é realizar, em 2023, 190 coletas de alimentos a serem analisadas pelo Lacen/TO. O resultado dessas amostras subsidiará as ações de gerenciamento do risco pelas Vigilâncias Sanitárias municipais.
A programação completa pode ser acessada no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).