
A Universidade Federal Norte do Tocantins (UFNT), avança nas discussões e planejamento para o lançamento de novos cursos a partir de 2025. Dentre as novidades estão os cursos de Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Software, Pedagogia e Engenharia Biomédica. Essa diversificação reflete não apenas a necessidade de formação profissional em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional, mas também o compromisso da UFNT com a excelência acadêmica e a inovação. O curso de Agronomia se destaca pela sua relevância para a economia local/regional, especialmente em uma região com potencial agrícola como o Norte do Tocantins.
O curso de Enfermagem vem para suprir a demanda por profissionais de saúde capacitados, em sintonia com as necessidades da população e os desafios do sistema de saúde. A UFNT conta com estrutura hospitalar própria (HDT), privilegiada para inserção dos estudantes de Enfermagem nos cenários de prática, além da estrutura de laboratórios em saúde e equipamentos de simulação realística de última geração.
O curso de Engenharia de Software representa um campo em constante expansão, essencial para a modernização de processos e o impulsionamento da indústria de tecnologia. Com o avanço da transformação digital, profissionais qualificados nessa área são cada vez mais requisitados.
O curso de Pedagogia surge como uma resposta às demandas por profissionais qualificados na área educacional, capazes de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizado em todos os níveis.
O curso de Engenharia Biomédica tem como objetivo formar profissionais capazes de aplicar princípios de engenharia e conhecimentos das ciências biomédicas para projetar, desenvolver, implementar e gerenciar equipamentos, sistemas e dispositivos médicos, bem como desenvolver tecnologias e soluções voltadas para a área da saúde.
O lançamento desses cursos a partir de 2025, não apenas ampliará as opções de formação superior na região, mas também contribuirá para a formação de profissionais qualificados, capazes de enfrentar os desafios contemporâneos e promover o desenvolvimento sustentável do Norte do Tocantins. Além dos cursos mencionados, outros três cursos estão em discussão que serão lançados em breve.