Na manhã desta terça-feira (30), o prefeito de Araguaína e pré-candidato à reeleição, Wagner Rodrigues, recebeu a visita do Ministro do Turismo, Celso Sabino, e do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Durante a reunião, realizada no Aeroporto de Araguaína, Wagner discutiu o protocolo de homologação em andamento, após a reforma e ampliação da pista, visando a liberação dos equipamentos de navegação instalados.
Ao apresentar a infraestrutura do aeroporto aos ministros, Wagner destacou a importância da homologação dos equipamentos e a liberação das melhorias feitas para garantir a ampliação da oferta de voos comerciais na cidade.
“Uma clara demonstração da importância do aeroporto de Araguaína foi justamente a visita dos ministros, que seguirão daqui para uma agenda no Maranhão, mas necessitaram do apoio logístico do nosso aeroporto para o pouso da aeronave da Força Aérea Brasileira. Eles se comprometeram a levar essa pauta para Brasília na semana que vem e tratar, junto ao ministério de portos e aeroportos, da liberação desses equipamentos”, explicou Wagner Rodrigues.
A reunião também contou com a presença do deputado federal Alexandre Guimarães, presidente do MDB e apoiador da campanha de reeleição à prefeitura de Araguaína, além de empresários da cidade.
“Nós estamos com grandes expectativas, com mais dois ministros apoiando a liberação das melhorias realizadas no aeroporto de Araguaína, junto ao Ministério de Portos e Aeroportos. Na próxima semana, teremos uma reunião em Brasília e espero trazer ótimas notícias para Araguaína”, acrescentou o prefeito Wagner Rodrigues.
Etapas Concluídas
O protocolo que está sendo realizado pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) exige uma série de etapas de qualificação do aeroporto, iniciado em abril deste ano. As ações verificam se o local atende aos parâmetros nacionais exigidos pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e se o aeroporto está apto para receber grandes aeronaves.
A Prefeitura de Araguaína realizou várias melhorias para garantir a ampliação e modernização do Aeroporto Municipal, incluindo um sistema de drenagem da pista, nivelamento de cabeceiras e a instalação do PAPI, o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, e do EPTA, que é a estação de rádio necessária para a segurança da aviação civil.