Brasil pode ganhar mercado com tarifaço de Trump, avalia economista

Professor defende aprovação do acordo Mercosul-UE para ampliar parcerias comerciais.
Imediato News

A decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa extra de 10% sobre produtos brasileiros pode abrir novas oportunidades de mercado para o Brasil, caso o país consiga fortalecer negociações com outros parceiros comerciais. A avaliação é do economista Adalmir Marquetti, professor da Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Em entrevista ao jornal Repórter Brasil, da TV Brasil, Marquetti destacou a importância da aprovação do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE). “O Brasil precisa buscar novas parcerias comerciais. A viagem do presidente Lula ao Japão e Vietnã, por exemplo, é fundamental para estreitar laços com países em crescimento na economia mundial”, afirmou.

Impacto estratégico do acordo Mercosul-UE

Para o economista, a sobretaxação imposta pelos Estados Unidos reforça a necessidade de diversificação comercial. Além de afetar a balança de bens (exportação e importação de produtos), a decisão de Washington pode pressionar a balança de serviços, área em que o Brasil tem um déficit significativo.

“A sobretaxação abre um espaço de negociação e de busca por novos mercados. Esse é o momento ideal para implementar o acordo Mercosul-UE, visando não apenas o comércio de bens, mas também de serviços, setor no qual o Brasil ainda importa muito mais do que exporta”, explicou.

Marquetti lembrou que os Estados Unidos são um dos maiores exportadores globais de serviços, principalmente nas áreas de tecnologia e audiovisual, o que os deixa menos expostos às consequências das tarifas.

Exportação além do setor agrícola

O economista acredita que o Brasil, como uma das dez maiores economias do mundo, pode expandir sua presença no comércio global. Ele destaca, no entanto, que essa expansão não deve se limitar ao setor agrícola e mineral.

“A China já está comprando mais produtos agrícolas brasileiros. Mas a grande questão é: como podemos usar essa crise para melhorar nossa pauta de exportação? Precisamos focar em produtos industriais com maior valor agregado, para fortalecer nossa economia no longo prazo”, concluiu.

Por: Warley Costa | Portal Imediato-Agêcia Brasil.

Tags:

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo