Na última sexta-feira (22), a ex-senadora e ex-ministra da Agricultura, Kátia Abreu, fez sua estreia como comentarista no jornal Real Time, transmitido pela emissora CNBC Brasil. A tocantinense passou a integrar o time de “notáveis” do canal e terá uma participação semanal no programa apresentado por Marcelo Torres. Em sua primeira aparição, Kátia Abreu abordou o tema da tributação dos insumos utilizados na produção de energia solar no Brasil, criticando a recente política de aumento de impostos sobre o setor.
“É lamentável. O que acontece de bom na transição energética para o Brasil é a pluralidade de opções que temos para alcançar nossas metas: energia eólica, solar, hidráulica e biocombustíveis. Não podemos penalizar um setor de energia limpa com o argumento de que precisamos estimular a eólica. Isso chega a ser absurdo. A solar é muito mais democrática e combina com o Brasil, que tem sol o ano inteiro”, afirmou Kátia durante o programa.
Além de suas críticas ao aumento da tributação sobre a energia solar, Kátia Abreu se mostrou entusiasta da transição energética no país e destacou as vantagens da energia solar como uma alternativa mais acessível e viável, principalmente considerando o clima favorável do Brasil.
A CNBC Brasil, que recentemente estreou no país, é um canal tradicional de notícias norte-americano, conhecido por sua cobertura econômica e de mercados financeiros. A participação de Kátia Abreu no canal reflete seu papel de destaque nas discussões sobre a transição energética, sendo uma das comentaristas convidadas para analisar temas ligados a este processo no Brasil.