
Em Paraíso do Tocantins a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, mantém a Casa de Acolhimento Luz do Sol onde atualmente residem 04 adolescentes e um bebê de 02 meses. Muito bem cuidadas por toda a equipe, eles agora têm uma oportunidade a mais de serem assistidos afetivamente e financeiramente por meio do Projeto Apadrinhamento Nota 10, do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.
A Prefeitura aderiu ao Projeto em dezembro de 2022 e, na última sexta-feira, 24, em reunião na Câmara de Vereadores, a equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação apresentou a vários membros da sociedade as finalidades do Apadrinhamento Nota 10 e quais são os critérios para participar.
Como funciona?
O apadrinhamento contempla até três possibilidades de participação. São elas:
- O apadrinhamento afetivo que é quando a pessoa deseja estabelecer um vínculo afetivo e de amizade, visita regularmente a criança e ou adolescente, com o intuito de conviverem nos finais de semana, feriados ou férias escolares, por exemplo.
- A modalidade provedor é quando uma pessoa ou empresa deseja colaborar com o suporte material ou de custeio dos acolhidos, seja com a doação de materiais escolares, calçados, brinquedos ou patrocínios por meio de cursos profissionalizantes, investimentos na educação, saúde, lazer e outros.
- A terceira possibilidade é por meio da modalidade prestador de serviços que é quando uma pessoa ou empresa oferece seus serviços aos participantes do projeto, conforme sua especialidade de trabalho ou habilidade.
Como participar?
Para participar é necessário fazer uma inscrição e o formulário está disponível no site da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins: https://corregedoria.tjto.jus.br/index.php/coordenadoria-da-cidadania e todas as informações bem como edital e formulário para inscrições estão no link https://linktr.ee/apadrinhamento_to.
Ao acessar o formulário você deve preenchê-lo na(s) modalidade(s) que deseja participar e a própria equipe do TJ prosseguirá com o acompanhamento dos próximos passos.
Vale ressaltar ainda que a própria Secretaria de Assistência Social e Habitação está disponível para tirar outras dúvidas e prestar mais esclarecimentos. Também pode entrar em contato com a equipe de apoio técnico do PAN 10 por meio do e-mail apadrinhamentoparaiso@gmail.com, as responsáveis são a psicóloga Ludimila Alves de Souza e assistente social, Camila Marta Barros Cabral.