
Representantes da Conmebol, responsáveis pelo Programa CONMEBOL Evolución, estiveram na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para uma reunião cujo objetivo era apresentar ações para o desenvolvimento e fomento do futebol sul-americano e brasileiro no período de 2023 a 2026.
Participaram do encontro: a Diretora de Compliance, Graciela Garay, e demais membros da Comissão de Desenvolvimento da Conmebol, Lilian Pico, Clarence Acuña e Rodrigo Perez. Pela CBF, participaram o Secretário-Geral, Alcino Reis Rocha; o diretor de Governança e Conformidade, Hélio Santos Menezes Jr; o Gerente de Projetos, Ricardo Leão; o Gerente de Desenvolvimento do Futebol, Ricardo Brêtas; o Coordenador de Projetos, Roberto Oliveira; a Coordenadora Financeira de Desenvolvimento do Futebol, Flávia Valenzuela; o Coordenador da CBF Social, Bruno Roseli, a estagiária de Desenvolvimento do Futebol, Rayla Mariah e o Gerente de TI, Domingos Neves.
Durante a reunião, foram apresentados os projetos desenvolvidos pela CBF no período de 2018 a 2022, como parte das diretrizes do programa Evolución. Entre as iniciativas custeadas com recursos do programa, estavam o treinamento para o sistema do VAR, viagens preparatórias para torneios das seleções nacionais de base, cursos e treinamentos para as equipes do Futsal e do Beach Soccer.

O gerente de Desenvolvimento do Futebol da CBF, Ricardo Brêtas, também destacou a aplicação destes recursos para suporte à ferramenta de controle de licenciamento dos clubes, entre outras ações. Desde 2016, a CBF e a CONMEBOL concluíram mais de 55 projetos que ajudam no desenvolvimento do futebol brasileiro. Ele assinalou que a CBF tem como foco em 2023 o desenvolvimento de mais projetos no âmbito social, como parte das premissas da gestão do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, de fomento ao esporte e à inclusão.
O Secretário-Geral da CBF, Alcino Reis Rocha, reforçou que a entidade está trabalhando para a melhoria e a qualidade do futebol no país. Já o Diretor de Governança e Compliance, Hélio Menezes Jr, adiantou que, a partir dos temas ligados à sua área e também do ponto de vista de aspectos jurídicos que envolvem o fomento ao futebol, a CBF já vem construindo caminhos para tornar ainda mais transparentes todas as ações relacionadas a estas iniciativas.

A coordenadora de projetos da área de desenvolvimento da Conmebol, Lilian Pico, ressaltou a importância das ligas de desenvolvimento para o futebol brasileiro e sul-americano e afirmou que os objetivos do novo ciclo que se inicia é o de gerar mais resultados para as diferentes categorias do futebol, além do Futsal e do Beach Soccer, tanto no masculino quanto no feminino. Para isso, a Conmebol tem disponíveis cerca de US$ 1,3 milhão ao ano para cada associação ligada à entidade, com foco em projetos que estejam em linha com os principais eixos do Programa de Desenvolvimento Conmebol Evolución. Os focos são o desenvolvimento social, técnico e emocional, a partir de atividades diversas.
Durante o encontro, Graciela Garay, Diretora de Compliance, destacou a importância da CBF no cenário do futebol Sul-Americano e mundial. Disse, ainda, que os recursos disponíveis para projetos no Brasil, por meio dos fundos da Conmebol e FIFA, visam tornar ainda mais eficientes as ações já implementadas pela entidade máxima do futebol brasileiro, assim como impulsionar novas iniciativas que irão beneficiar o futebol nacional.
Fonte: CBF