Agora, os moradores de Guaraí e das cidades vizinhas não precisarão mais se deslocar até Palmas, Araguaína ou Gurupi para realizar perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesta segunda-feira (26), foi inaugurada a primeira Sala de Perícias Médicas no Fórum de Guaraí, resultado de uma parceria entre o Poder Judiciário do Tocantins e a Justiça Federal. Essa unidade marca um novo avanço na descentralização dos atendimentos, até então limitados às três maiores cidades do estado.
O espaço, que faz parte do projeto “Ponto de Inclusão Digital-Justiça Bem Aqui”, busca facilitar o acesso à Justiça e agilizar processos judiciais, beneficiando diretamente a população local. A expectativa é de que sejam realizadas entre 20 e 30 avaliações periciais por mês. Durante a inauguração, o diretor do Fórum de Guaraí, juiz Fábio Costa Gonzaga, destacou que outros serviços poderão ser disponibilizados no local no futuro.
Segundo o médico perito do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Sérgio Stella, e a chefe da Junta Médica, Bárbara Khristine Álvares de Moura Carvalho Camargo, a nova unidade vai reduzir significativamente a necessidade de deslocamento dos cidadãos. “Antes, todo mundo precisava ir a Palmas. Depois, com a descentralização, Araguaína e Gurupi passaram a atender. Agora, estamos começando a expandir ainda mais, começando por Guaraí”, explicou o perito.
Agendamento e Credenciamento de Peritos
Os agendamentos das perícias serão realizados pela Justiça Federal, com pautas organizadas conforme a demanda, e também pela Junta Médica. Os atendimentos serão conduzidos por médicos peritos cadastrados na Justiça Federal e credenciados ao TJTO. Atualmente, a Junta Médica conta com 35 peritos em todo o estado.
Interessados em se cadastrar como peritos na Justiça Federal podem acessar o link: https://ajg1.cjf.jus.br e enviar a documentação para o e-mail: nucod.to@trf1.jus.br. Já para o credenciamento no Tribunal de Justiça, o contato deve ser feito pelo e-mail: juntamedica@tjto.jus.br.
Interiorização dos Serviços
O juiz federal Igor Itapary Pinheiro, diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, ressaltou a importância dessa iniciativa para interiorizar a justiça e estender os serviços a mais regiões do estado. “Contem sempre conosco para iniciativas que beneficiem o jurisdicionado”, afirmou.
Participação e Apoio
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades como o diretor da Secretaria Administrativa, Ricardo Antonio Nogueira Pinheiro, a presidente da Subseção da OAB Guaraí, Loyanna Caroline Lima Leão Vieira, além de servidores da Junta Médica e da Comarca de Guaraí.
Essa ação é mais um passo na ampliação do acesso à Justiça e na promoção de serviços essenciais em regiões que, até então, eram carentes desse tipo de atendimento.