
Na tarde desta quarta-feira (15), a Polícia Civil autuou em flagrante um preso popularmente conhecido como “Piu”, de 27 anos, pela prática do crime de corrupção ativa. O detento é condenado a uma pena de mais de 17 anos de reclusão por tráfico de drogas, praticado na região de Arapoema, e teria tentado subornar os policiais penais para conseguir benefícios dentro da prisão.
De acordo com a Polícia Civil (PC), o preso teria pedido para conversar com os policiais penais e durante a conversa, ofereceu uma mesa de ping-pong no valor de R$ 3,5 mil para ter direito de ir para área externa da Cadeia realizar serviços.
Isso porque existem presos que ganham o direito de trabalhar na área externa da unidade prisional, mas intramuros, sendo esta condição realizada com conhecimento do Ministério Público e Juiz de Direito após avaliação de critérios em regulamento próprio.
“Ocorre que o detento autuado por corrupção queria comprar este direito oferecendo vantagem indevida aos policiais penais que deram voz de prisão em flagrante e o conduziram até a 6ª Central de Atendimento da Polícia Civil, onde o preso foi autuado em flagrante pelo crime de corrupção ativa”, informou o delegado Marco Aurélio Barbosa Lima.
A corrupção ativa se enquadra nos crimes praticados por particular contra a administração pública e ocorre se alguém “oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício”. A pena é de reclusão e varia de dois a doze anos de reclusão e multa.