1ª fase da Operação Canguçu chega ao fim após 39 dias

A Operação será mantida, com barreiras e bloqueios, além do serviço de inteligência que trabalhará na identificação de criminosos.
Criminosos mortos e presos no decorrer da Operação Canguçu.
Foto: Divulgação PMTO

A primeira fase da Operação Canguçu, que durou 39 dias e teve como objetivo capturar os criminosos suspeitos de envolvimento na invasão e ataque à cidade de Confresa, no estado do Mato Grosso, chegou ao fim.

Nessa quinta-feira, 18 de maio, às 16h, a Polícia Militar do Tocantins realizará a recepção dos policiais que retornaram a Palmas. Além disso, haverá uma coletiva de imprensa no Quartel do Comando Geral.

A primeira fase da operação resultou na prisão de dois membros da quadrilha e na morte de 18 criminosos após confrontos com as forças policiais. Segundo a PMTO, todos os infratores diretamente envolvidos no ataque foram capturados ou neutralizados.

Outros três suspeitos estão detidos por envolvimento no apoio logístico.

A 18ª morte em confronto ocorreu no último sábado, dia 13 de maio.
Janiel Ferreira Araújo, de 43 anos, natural de Marabá, no Pará, foi encontrado próximo à fazenda Terra Boa e ao Assentamento Barranco do Mundo, em Pium (TO). Ele estava portando uma pistola calibre 9mm. Após ser baleado, o suspeito foi levado ao Hospital de Marianópolis, mas não resistiu.

O Crime

Em Confresa, os criminosos, altamente armados, atacaram o quartel da Polícia Militar, causando terror na população. Em seguida, o grupo se dirigiu à empresa de transporte de valores Brinks, onde tentou roubar o dinheiro do cofre, mas sem sucesso. O bando fugiu em direção ao Tocantins em seis veículos, dando início a uma grande operação policial.

A Operação

Ao longo da operação, foram apreendidas 18 armas, incluindo dois fuzis .50 e 11 AK-47, além de carregadores, milhares de munições, coletes balísticos, capacetes balísticos, materiais explosivos e detonadores. Também foram encontrados coturnos, luvas, joelheiras, cotoveleiras, balaclavas e mochilas.

Armamento de grosso calibre apreendido com os criminosos.
Foto: Divulgação PMTO

O Comando da PMTO informou que a segunda fase da Operação será mantida, com barreiras e bloqueios, além do serviço de inteligência que trabalhará na identificação de criminosos que possivelmente deram apoio ao restante da quadrilha.

“A população é incentivada a continuar colaborando com o trabalho da polícia, informando qualquer atividade suspeita”, declarou a PMTO.

Nota da PMTO:

Serviço:

  • O quê: Encerramento da 1ª fase e recepção do efetivo da Operação Canguçu, com subsequente coletiva à imprensa
  • Quando: Quinta-feira, 18 de maio 2023
  • Horário: às 16 horas
  • Onde: Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins

Fonte: SSP/TO

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ir para o conteúdo