
Uma grande operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (FICCO/TO) resultou na prisão de cinco suspeitos de tráfico interestadual de drogas e na apreensão de aproximadamente 450 kg de entorpecentes que chegaram ao estado em uma aeronave. A ação aconteceu em Marianópolis, no oeste do Tocantins, na tarde deste domingo (23), e foi coordenada por equipes da Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil.
O flagrante ocorreu quando os agentes identificaram os suspeitos em uma pista clandestina localizada em uma fazenda às margens da TO-080. O delegado-chefe da 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC – Palmas), Evaldo de Oliveira Gomes, explicou que a investigação vinha sendo realizada há pelo menos sete dias, com monitoramento constante do local.
A aeronave utilizada no transporte da droga, além de três veículos, também foi apreendida pelas autoridades. A investigação revelou que os criminosos estavam utilizando o Tocantins como ponto de transbordo de entorpecentes, com o objetivo de distribuir a droga para os estados de Goiás, Bahia, Maranhão e Mato Grosso.
De acordo com o delegado, a localização estratégica do estado facilita o tráfico, pois serve como um ponto de passagem para as drogas. “Eles estavam justamente descarregando a droga para ser distribuída através das caminhonetes”, disse Gomes.
O trabalho conjunto das forças de segurança contou com o apoio das Agências Centrais de Inteligência da Polícia Militar do Tocantins e da PM/2 da Polícia Militar de Goiás. Apesar de os cinco homens presos serem de fora do estado, suas identidades não foram divulgadas.
As drogas, a aeronave, os veículos e os suspeitos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal em Palmas, onde os procedimentos legais serão realizados. A quantidade total de entorpecentes apreendidos ainda não foi informada pelas autoridades. A operação reflete o compromisso da FICCO, composta por agentes da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal do Tocantins, no combate ao crime organizado e à violência no estado.
A operação ressalta a eficácia das forças de segurança na interceptação de atividades ilícitas e na desarticulação de quadrilhas que atuam no tráfico de drogas, especialmente em regiões com rotas estratégicas de transporte de entorpecentes.
Por: Redação | Portal Imediato.