
Foi iniciado na última quarta-feira (31), o Curso em Intervenção em Situação de Emergência Psiquiátrica da Polícia Militar do Tocantins. O curso se divide em três modalidades que atenderão não só a capital, como também às cidades de Gurupi e Araguaína.
Ao todo, 16 policiais participaram da aula inaugural da primeira turma, em Palmas. O objetivo é aprimorar o conhecimento técnico e otimizar o processo de abordagem policial nas primeiras intervenções em situação de emergência psiquiátrica, solidificando a padronização das ações e reduzindo a possibilidade de erros.
O curso acontecerá também nas cidades de Gurupi e Araguaína, durante este ano, com o objetivo de atender os militares da região.
A implementação do curso visa fortalecer a capacidade da Polícia Militar em lidar com situações de crise de maneira eficiente e humanizada, contribuindo para a excelência do serviço de segurança pública e a proteção dos direitos humanos no estado do Tocantins.
“Vamos abordar neste curso técnicas para o preparo dos policiais no atendimento de ocorrências a pessoas em situação de emergência psiquiátrica, bem como o manuseio e utilização de armas não letais nestes casos.” Comentou o Major PM Tadeu Franklin, instrutor do curso.
A instrução tem carga horária de 30 horas/aulas, distribuídas em três dias. Serão ministradas disciplinas como: Uso Seletivo da Força; Gerenciamento de Crises Policiais; Táticas de Negociação; Direitos humanos, dentre outras, além de Oficinas práticas com situações que simulem uma ocorrência real.