
O soldado da Polícia Militar Pablo Douglas Lopes Fernandes, de 25 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta segunda-feira (30), em Pedro Afonso.
Pablo era lotado no 3° Batalhão da Polícia Militar e estava escalado para trabalhar nesta segunda-feira. Como não apareceu, os colegas foram até a kitnet em que ele morava, que fica em frente ao batalhão, para ver o que havia acontecido. Eles encontraram o jovem, sem vida, e com ferimentos causados por arma de fogo.
A Polícia Militar, por meio de nota, lamentou a morte do soldado, mas não deu mais informações sobre o caso. Pablo Douglas, natural da cidade de Brazlândia, Distrito Federal, ingressou nas fileiras da corporação na última turma de Soldados, ano de 2022, no Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM).
“Neste momento de dor, expressamos nossas sinceras condolências à família e amigos por essa perda. Rogando a Deus o conforto a todos neste momento de tristeza”, diz trecho da nota, assinada pelo Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.
Policial salvou a vida de um bebê que estava engasgado
Uma bebê de apenas 26 dias de vida foi salva por policiais militares após se engasgar com o leite materno na noite da quinta-feira, 26, no setor Aeroporto II, em Pedro Afonso.
Ao ser acionada pelo Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) do 3º Batalhão de Polícia, a guarnição deslocou imediatamente para a residência da família e encontrou, na porta de casa, a mãe, Vitória Oliveira, de 33 anos, desesperada com a filha no colo sem nenhum tipo de reação. O rosto da pequena Pérola Oliveira Alves também estava avermelhado.
De imediato foi realizada a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada para desengasgo e, na segunda vez, ocorreu a total desobstrução das vias aéreas e a recém-nascida tossiu e chorou. Então, os militares verificaram que a respiração estava normalizada.
Em seguida, a equipe policial levou mãe e a filha ao Hospital Regional de Pedro Afonso, onde a criança foi examinada por um médico e liberada pouco tempo depois.
Gratidão
Ao lado da filha, Pérola Oliveira Alves, Vitória Oliveira está aliviada depois do momento angustiante que passou. A mãe revelou que a rapidez da Polícia Militar para atender o pedido de ajuda foi fundamental para salvar a caçula da família.
“Que Deus abençoe sempre vocês durante o trabalho e coloque um anjo da guarda para protegê-los de todo mal”, disse a mãe em agradecimento.
A ação, que impediu algo mais grave, foi realizada pelos soldados Henrique Avelino Duarte e Pablo Douglas Lopes Fernandes. Foi a primeira vez que os militares antederam uma ocorrência complexa como essa e, para eles, o sentimento foi de dever cumprido por tudo ter corrido bem.
“Minha sensação é de alívio. Não tem sentimento melhor do que ver a mãe aliviada com a filha nos braços. Nunca tinha tido essa experiência, o coração fica apertado, mas o profissionalismo vem em primeiro lugar e só pensamos em salvar a criança”, contou o Soldado Douglas.
Já o Soldado Duarte demonstrou gratidão, por terem chegado a tempo de salvar a vida da menina. “Não tinha vivenciado isso antes, foi a primeira vez que fui em uma ocorrência dessa complexidade. Fico feliz que tudo tenha dado certo!”, resumiu.