Agência de Metrologia intensifica ações de fiscalização em todo o Tocantins

Técnicos da pasta estão em ações de fiscalização e educativa nas regiões norte, centro e sul do Estado para assegurar a harmonia nas relações comerciais
Todos os produtos certificados devem contar com o Selo de Avaliação de Conformidade do Inmetro. Fotos: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia (AEM-TO), vinculada ao INMETRO, é responsável por assegurar padrões de qualidade em produtos comercializados, fiscalizar a conformidade de instrumentos de medição e promover a justiça nas relações de consumo no estado do Tocantins.

Nesta semana, os técnicos da pasta da área de Qualidade, Pré-Medidos e Instrumentos estão em trabalho de campo nas regiões norte, centro e sul do Estado para assegurar a harmonia nas relações comerciais. São ações fiscalizatórias, pactuadas no Plano de Trabalho com o INMETRO e, também, ações educativas, de orientação aos comerciantes sobre a legislação vigente e às mercadorias certificadas.

A expectativa é que sejam realizadas mais de 3 mil ações fiscalizatórias no período, até o dia 28 de março, encerramento do mês.

O presidente da Agência de Metrologia, Ronan Dorneles de Sousa, destaca que “o trabalho da Agência é de extrema importância, haja vista que visa defender prioritariamente o consumidor de riscos desnecessários de acidentes de consumo”, reforça o gestor da pasta.

Agentes da área de instrumentos fazem periodicamente a verificação das bombas de combustível – Fotos: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Quais são os benefícios para Empresas e Consumidores

Proteção ao consumidor: Garante que os produtos adquiridos pelos consumidores estejam em conformidade com as normas, reduzindo riscos à saúde e à segurança.

Credibilidade para as empresas: A certificação e conformidade com as normas conferem credibilidade às empresas, fortalecendo sua imagem perante o mercado.

Ambiente de negócios seguro: Contribui para um ambiente de negócios mais seguro e equitativo, promovendo a competitividade e a qualidade dos produtos oferecidos no Estado.

Produtos da cesta básica são fiscalizados pela Agência de Metrologia no momento da sua comercialização – Fotos: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Por: Cejane Borges / Governo do Tocantins | Adaptações: Redação / Portal Imediato.

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo