A Justiça Eleitoral indeferiu o registro de candidatura de Márcia da Costa Reis Carvalho, conhecida como Márcia Enfermeira (PSDB), ex-prefeita e candidata à prefeitura de Lajeado. A decisão foi tomada pela 5ª Zona Eleitoral, que acatou parcialmente a manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE). Entre as razões apontadas para o indeferimento estão uma condenação de 2019 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) por abuso de poder econômico e político e o não cumprimento do parcelamento de uma multa eleitoral.
Mesmo com a suspensão da rejeição das contas de 2015 e 2016 pela Câmara de Lajeado e a anulação de uma condenação em tomada de contas especial, o juiz Marcello Rodrigues de Ataídes optou pelo indeferimento, levando em consideração os pontos de inelegibilidade levantados pelo MPE.
Defesa anuncia recurso
A equipe jurídica de Márcia Enfermeira divulgou uma nota afirmando que recebeu “com tranquilidade” a decisão e destacou que a Justiça reconheceu liminares e a quitação eleitoral da candidata, apesar do indeferimento. A defesa também lembrou que, em eleições anteriores, a ex-prefeita enfrentou situação semelhante, mas conseguiu reverter a decisão no TRE-TO. “Iremos recorrer imediatamente, com confiança na Justiça e em Deus”, declarou a nota, confirmando que o recurso será protocolado já nesta sexta-feira (6). A campanha de Márcia segue enquanto aguarda a análise do recurso.