
A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS), iniciou uma campanha de vacinação contra o HPV voltada para jovens entre 15 e 19 anos que ainda não foram imunizados. A ação começou no dia 1º de maio e segue até 30 de junho em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Um Dia D de mobilização estadual está programado para o próximo dia 7 de junho, com o objetivo de intensificar a cobertura vacinal.
De acordo com a SEMUS, o público-alvo estimado é de 5.239 adolescentes, sendo 4.322 meninos e 907 meninas. Quem não tiver a situação vacinal comprovada será considerado não vacinado e receberá a dose de resgate. A meta é vacinar 90% desse grupo etário e ampliar a proteção contra doenças causadas pelo Papilomavírus Humano, como câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe, além de verrugas genitais.
“A vacina contra o HPV é segura, gratuita e salva vidas. Os jovens devem procurar uma UBS o quanto antes, e os pais também precisam incentivar e autorizar a vacinação”, destacou a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Abadia.
Vacinação também nas escolas
Desde abril, as equipes de saúde também estão realizando a Estratégia de Vacinação nas Escolas 2025, com atualização de cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. Já foram atendidas 30 escolas e creches da cidade.
Entre os imunizantes oferecidos estão as vacinas contra HPV, Influenza, Febre Amarela, DTP, Meningite ACWY e Tríplice Viral. Os pais são previamente comunicados para enviar a carteira de vacinação e autorização dos filhos.
Confira as próximas datas da vacinação nas escolas:
- 20/05 (terça-feira) – CEI Municipal Vovô Jorge Frederico
- 22/05 (quinta-feira) – Escola Especial Raio de Luz (APAE)
- 23/05 (sexta-feira) – Escola Municipal Benedito Braga
- 28/05 (quarta-feira) – Escola Municipal Santos Dumont
- 29/05 (quinta-feira) – Escola Municipal Francisco Bueno
Por: Warley Costa | Portal Imediato.