Até a próxima sexta-feira, 25, a população de Araguaína e das cidades vizinhas continuam tendo à disposição o serviço da Carreta Roda Hans como reforço para os atendimentos contra a hanseníase que já são oferecidos pela Rede de Atenção Básica à Saúde da cidade. O objetivo da carreta é ampliar a oferta de vagas gratuitas aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença. O serviço está disponível das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.
A dona de casa Elimá Alves Vieira aproveitou a presença da carreta ao lado do prédio do Instituto de Prevenção, na Vila Norte, e fez uma consulta de verificação. “Qualquer consulta ou exame que você faz hoje na rede particular é caro, então esse serviço gratuito é ótimo para a gente. Cuidar da saúde é a melhor coisa que tem que ser feita, porque não adianta você estar com problema e, só depois, ir atrás, porque não preveniu, né?”, questiona Elimá.
Serviço para todos
A Carreta Roda Hans, um serviço do Governo Federal em parceria com os estados e municípios, ainda percorrerá mais oito regiões do Tocantins, contabilizando 17 municípios em seu roteiro. Segundo a assistente social da Secretaria da Saúde de Araguaína, Iêda Fátima Batista, o público-alvo da ação foi informado por familiares e pacientes que já tinham tido algum contato com a ação, seja pela UBS respectiva de cada paciente ou por indicações, porém a serviço está disponível para todos que quiserem ter um diagnóstico mais preciso.
“A média de atendimentos em Araguaína está sendo de 15 a 20 pacientes por dia e, só hoje, já tivemos três diagnósticos, por isso a importância dessa ação no município”, informa a assistente.
Alterações na pele, como manchas, perda de sensibilidade e outras mudanças podem indicar a presença da hanseníase. A médica Doralice Natália reforça a importância da prevenção para o sucesso do tratamento.
“Qualquer paciente que identificar essas alterações de coloração ou manchas de crescimento progressivo precisam buscar o serviço para avaliação, porque a gente já inicia as medicações necessárias”.
Hoje, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Araguaína oferecem o atendimento gratuito para a hanseníase, desde a consulta, medicação e acompanhamento da evolução do caso, bem como as orientações necessárias para evitar a transmissão.
Tratamento da hanseníase
A hanseníase, também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, é uma doença infecciosa e contagiosa que afeta os nervos e a pele. Os sintomas incluem formigamento, dormência nas extremidades, manchas na pele, caroços, entre outros.
A duração do tratamento varia conforme o diagnóstico da doença e pode ser de seis a 12 meses. É importante que o cidadão faça o diagnóstico quanto antes, pois o tratamento precoce evita a perda dos movimentos.
Pacientes sem tratamento podem eliminar a bactéria por meio de secreções nasais, tosse e espirro. Pacientes em tratamento regular ou que já receberam alta não transmitem a doença. Exames de pele e neurológicos frequentes e a vacina BCG são formas de prevenir a doença, especialmente para quem compartilha domicílio com um portador.