Febre Amarela: Força-tarefa intensifica ações em Monte do Carmo e outras cidades do Tocantins

Após o registro de caso em trabalhador peruano, seis municípios recebem reforço na imunização e monitoramento de focos do mosquito transmissor da doença.
Imediato News

Uma força-tarefa foi montada em Monte do Carmo, município do interior do Tocantins, para combater a febre amarela após a confirmação do primeiro caso da doença na cidade. A ação visa monitorar a circulação do vírus e intensificar a vacinação contra a doença. O caso envolveu um engenheiro peruano, que foi infectado durante uma viagem de trabalho à cidade e passou por um transplante de fígado após ficar em estado grave.

O paciente, que não estava vacinado contra a febre amarela, foi hospitalizado após a infecção e segue em recuperação. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está atuando com uma equipe especializada para mapear a presença do mosquito transmissor da doença, além de garantir a imunização da população local, que conta com cerca de 5 mil habitantes.

Além de Monte do Carmo, seis outras cidades da região central do Tocantins também estão sendo monitoradas: Lajeado, Miracema, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Porto Nacional e Palmas. Essas áreas receberam reforço nas ações de prevenção devido ao risco de o vírus se espalhar para essas localidades, especialmente após a morte de dois macacos por febre amarela em Palmas, no final de 2024.

A SES está realizando atividades de campo para identificar os focos do mosquito Sabethes, principal vetor da doença, em locais com ambientes favoráveis à sua proliferação, como áreas úmidas e sombreadas. Amostras de mosquitos foram coletadas para análise laboratorial em Belém, com o objetivo de verificar a possível presença do vírus na região.

Carlos Kagueiama, biólogo da SES, destacou a importância do trabalho em campo: “Identificamos o mosquito Sabethes, e agora estamos realizando exames para verificar se ele está infectado. A pesquisa vai nos ajudar a entender a circulação do vírus na área e a tomar as medidas necessárias.”

Com o reforço nas ações de prevenção e a intensificação da vacinação, o Ministério da Saúde espera controlar a disseminação do vírus e proteger a população das consequências graves da febre amarela.

Por: Warley Costa | Portal Imediato.

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo