A Vigilância Sanitária está investigando a alimentação servida em um hotel de Palmas após 17 estudantes passarem mal enquanto estavam hospedados no local. Os alunos são do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Gurupi, e estão na capital participando dos jogos internos da instituição.
O hotel informou que só foram servidos água e café da manhã, com todas as exigências, inclusive de higienização.
De acordo com o IFTO, na madrugada desta quinta-feira (10), 17 alunos apresentaram mal-estar, com vários sintomas: náuseas, vômitos, dores de cabeça. Eles foram encaminhados para atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A suspeita é que a intoxicação tenha ocorrido no hotel em que eles estão hospedados em Palmas. O IFTO foi procurado pela vigilância sanitária da Secretaria de Saúde de Palmas e forneceu todas informações solicitadas, disse em nota.
Ainda conforme o instituto, os estudantes receberam toda a Assistência da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) do IFTO.
A Vigilância Sanitária disse que investiga possíveis irregularidades na conduta sanitária do Hotel Castelo. Assim que a análise for concluída, a Secretaria de Saúde fornecerá informações mais detalhadas sobre a denúncia.
O que diz o hotel:
Viemos por meio desta informar que as pessoas hospedadas em nosso hotel Castelo desde 06/08/23, de uma delegação esportiva, composta na sua maioria de jovens adolescentes, só apresentaram queixas de desconfortos intestinais e estomacais a partir de quarta-feira, dia 09/08/23.
Informamos ainda que só servimos água devidamente dentro de todas as exigências de saúde, café da manhã com todas as exigências inclusive de higienização. Não servimos almoço, janta e lanche da tarde e que esses serviços foram utilizados por toda delegação esportiva em outros estabelecimentos.
Precisamos informar ainda que durante esse período, atendemos também cerca 60 hóspedes, incluindo inclusive famílias inteiras e nenhuma outra pessoa que não fosse dessa delegação esportiva queixou de tais desconforto.