24 de novembro de 2024 - 04:01
Saúde Tocantins

Tocantins celebra o dia nacional de combate à surdez com enfoque na prevenção e reabilitação auditiva

Em 2024 já foi efetuada pela SES-TO a compra de cerca de 1.595 Aparelhos Auditivos.
Cerca de 515 pacientes já receberam aparelhos auditivos este ano.

No último domingo (10) de novembro, o Tocantins comemorou o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Surdez com uma série de ações e alertas sobre a importância da detecção precoce e do tratamento adequado para as deficiências auditivas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destacou os avanços nos serviços especializados e o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com deficiência auditiva no estado.

Com base em dados do IBGE de 2010, o Tocantins possui cerca de 66,1 mil pessoas com algum grau de deficiência auditiva, sendo 15,2 mil com deficiência auditiva severa. Para atender essa demanda, a SES-TO tem investido em serviços especializados, como os Centros de Reabilitação (CER) e a oferta de atendimentos em fonoaudiologia, psicologia, serviço social e otorrinolaringologia. Esses serviços visam proporcionar um acompanhamento contínuo e eficaz aos pacientes diagnosticados com problemas auditivos ou com suspeitas dessa condição.

Em 2024, a SES-TO deu um importante passo na ampliação dos atendimentos ao adquirir 1.595 aparelhos auditivos. Os dispositivos foram distribuídos entre o Centro Especializado em Reabilitação de Palmas (CER III) e o Centro Especializado em Reabilitação de Colinas (CER IV – APAE), unidades que têm se destacado na reabilitação auditiva no estado. Até o momento, o CER III de Palmas entregou 537 aparelhos a 278 pacientes, enquanto o CER IV, em Colinas, distribuiu 432 aparelhos a 237 pacientes. Ao todo, já foram entregues 969 aparelhos auditivos a 515 pessoas, melhorando a comunicação e a qualidade de vida dos atendidos.

A Superintendente da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência/SES-TO, Thais Farias, explicou que a entrega dos aparelhos auditivos é apenas uma etapa do processo de reabilitação, que envolve acompanhamento contínuo. “Após o recebimento dos aparelhos e implantes cocleares, os pacientes são encaminhados para a Atenção Básica para garantir a continuidade do tratamento e a eficácia da reabilitação”, afirmou Farias.

O professor aposentado Hélio Miguel de Oliveira, que recebeu seu aparelho auditivo este ano, expressou sua gratidão pelo atendimento. “Passei anos esperando por um aparelho. Antes, eu ouvia as pessoas falarem, mas não conseguia entender. Já havia tentado comprar um aparelho, mas são muito caros. Fiquei muito feliz de receber esse apoio do Governo do Tocantins, porque estava precisando muito”, disse Hélio.

A SES-TO também aproveitou a data para destacar a importância das ações preventivas, como o acompanhamento pré-natal, vacinação contra a rubéola e o teste da orelhinha nos recém-nascidos, fundamentais para a prevenção de deficiências auditivas desde o nascimento. Além disso, alertou sobre a necessidade de evitar a exposição a ruídos intensos e o uso de objetos pontiagudos que podem lesionar os ouvidos, além de observar atrasos no desenvolvimento da fala das crianças, um possível indicativo de problemas auditivos.

A ação reforçou o compromisso do governo estadual em oferecer suporte contínuo à população com deficiência auditiva, garantindo o acesso a tratamento adequado e melhorando a qualidade de vida de milhares de tocantinenses.

Tags relacionadas:

auditiva , Brasil , CER , Colinas do Tocantins , Destaques , IBGE , Palmas , prevenção , reabilitação , SES-TO , surdez , Tocantins

COMPARTILHE:

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo