Tocantins em alerta: SES orienta população e profissionais da saúde sobre aumento de casos de síndromes gripais

Estado monitora internações e recomenda medidas de prevenção; vacinação contra gripe na região Norte só será feita no segundo semestre.
Imediato News

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) emitiu um alerta à população e aos profissionais da saúde sobre o aumento dos casos de síndromes gripais e respiratórias. O objetivo é reforçar os cuidados de prevenção e garantir o diagnóstico precoce para evitar o avanço das doenças, principalmente em crianças e idosos

A orientação ocorre diante da proximidade com estados que decretaram situação de emergência por causa do aumento expressivo de casos. Uma nota técnica foi enviada aos 139 municípios tocantinenses com medidas de apoio às ações assistenciais e de vigilância.

Segundo o secretário de Saúde, Carlos Felinto, não há motivo para pânico, mas o período sazonal requer atenção redobrada. “Estamos acompanhando os dados de internações e reforçando os cuidados junto às equipes de saúde. É um vírus comum nesta época do ano”, destacou.

Vacinação

Apesar de ser uma das principais formas de prevenção, a vacinação contra a gripe no Tocantins só será iniciada no segundo semestre de 2025, quando o Ministério da Saúde contemplar a Região Norte com a campanha nacional, segundo informou a gerente de imunização da SES, Diandra Sena.

Dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) apontam que, em 2024, foram aplicadas 228.162 doses do imunizante contra a influenza no estado, o que representa apenas 40% do público-alvo de 569.884 pessoas.

Internações

Os números de internações preocupam. Em 2024, mais de 5.900 pessoas precisaram de atendimento hospitalar por pneumonia ou gripe. Em 2025, mais de mil internações já foram registradas, segundo o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).

Um dos casos é o de um bebê de três meses internado há dez dias no pronto-socorro pediátrico do Hospital Geral de Palmas. Segundo a mãe, Ana Valdineia Santos, a criança apresentou febre, tosse e falta de apetite, e precisou de oxigênio. “Está sendo bem atendido e esperamos pela recuperação”, disse.

Como se proteger?

A SES reforça medidas simples, mas eficazes:

  • Lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel;
  • Evitar locais fechados e aglomerações;
  • Usar máscaras em caso de sintomas;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Manter boa hidratação.

A secretaria pede que qualquer sintoma gripal seja observado com atenção, especialmente em crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.

Por: Warley Costa | Portal Imediato.

Tags:

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ir para o conteúdo