
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins iniciou a implantação do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) nos Núcleos de Identificação dos municípios do Estado. O novo sistema permite a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) com maior segurança e praticidade, eliminando a necessidade de fotografias 3×4, coleta manual de impressões digitais e assinatura em papel. Agora, todos os dados são capturados digitalmente no momento do atendimento.

A modernização já está em funcionamento em Palmas e nas cidades de Arraias, Taguatinga, Dianópolis, Natividade, Formoso do Araguaia e Gurupi. O serviço também está sendo expandido para Araguaína, no norte do Estado, e para Araguatins e Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio. A previsão é que a tecnologia seja implantada em todas as regionais de atendimento do Tocantins, abrangendo núcleos de identificação e delegacias da Polícia Civil.
A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, destaca que a novidade traz mais comodidade e agilidade ao cidadão. “Com essa modernização, otimizamos os serviços e garantimos mais conforto para quem precisa da nova identidade. O sistema digital reduz o tempo de atendimento e aumenta a segurança na emissão do documento”, explica.
A implantação do novo sistema faz parte da estratégia nacional para a unificação do documento de identidade em todo o Brasil, garantindo padronização e mais segurança para os cidadãos.
Por: Warley Costa | Portal Imediato.