Alegando deterioração das vias por conta do movimento de caminhões, Tocantinópolis cria ‘taxa de manutenção viária

A cobrança está prevista para carretas acima de 14 metros de comprimento, que tenham capacidade acima de 14 toneladas ou mais de três eixos.
Imediato News

Após se tornar rota alternativa para veículos pesados devido à queda da ponte JK, entre Aguiarnópolis e Estreito, o município de Tocantinópolis, alegando a deterioração das vias públicas, criou uma Taxa de Manutenção Viária (TMV), no valor de R$ 50, para carretas que utilizarem as vias urbanas do município.

Segundo a lei, aprovada pela Câmara Municipal, sancionada no dia 10 de abril e publicada no Diário Oficial do município da última sexta-feira (11), a taxa será destinada ao custeio da conservação, recuperação e melhoria da malha viária municipal, especialmente as vias urbanas impactadas pelo tráfego de veículos pesados.

A cobrança está prevista para carretas acima de 14 metros de comprimento, que tenham capacidade acima de 14 toneladas ou mais de três eixos. A medida terá validade de um ano, podendo ser revogada ou prorrogada.

O recolhimento da taxa deverá ocorrer previamente à entrada do veículo na zona urbana, mediante guia eletrônica, boleto, Documento Único de Arrecadação Municipal (DUAM), pix ou outro que o município venha a estabelecer.

Os motoristas que tentarem descumprir o pagamento da taxa poderão receber multa administrativa de até R$ 5 mil, serem impedidos de seguir viagem com a retenção do veículo até a regularização do pagamento, e ainda serem inscritos em dívida ativa municipal.

O município ainda não divulgou a data para início da cobrança.

Por: Redação | Portal Imediato.

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo