
A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, administrada pelo Governo do Tocantins através da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), atendeu mais de 10 mil pessoas entre janeiro e julho de 2024. Localizada em Palmas, a instituição oferece hospedagem e suporte a pacientes e acompanhantes vindos de diferentes municípios e estados, que realizam tratamentos de saúde nos hospitais públicos da capital. No total, 10.762 atendimentos foram realizados no período.

Foto: Gabriel Martins
Os usuários são encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais da cidade, garantindo que aqueles que mais precisam tenham acesso ao serviço. Aparecida Afonso, de 56 anos, moradora de Gurupi, está na Casa de Apoio para acompanhar sua cunhada, Silvania Margarida, de 58 anos, em sessões de radioterapia. “Esse lugar é essencial para nós. Somos recebidos com muito carinho”, destaca. Silvana complementa: “Sem essa ajuda, eu não conseguiria completar meu tratamento”.

José Neves da Cruz, de 66 anos, residente em Santa Maria do Tocantins, também é beneficiado pela Casa enquanto finaliza seu tratamento em Palmas. “Aqui tenho todas as refeições, um bom lugar para ficar e até um espaço para caminhar”, brinca. “Além disso, somos muito bem tratados”, acrescenta.
O secretário da Setas, Jonis Calaça, ressalta o impacto social do trabalho realizado na instituição: “A Casa de Apoio vai além da hospedagem; é um espaço de acolhimento em momentos delicados. Nossa equipe se dedica para garantir segurança e conforto aos hóspedes, e isso se reflete na participação de parceiros e voluntários que fortalecem essa missão”.
A coordenadora da Casa, Daniela Q. A. Salgado, destaca a importância da colaboração da sociedade. “Além do suporte contínuo do Governo, que oferece refeições e atendimento humanizado, contamos com doações de voluntários, que ajudam a suprir outras necessidades dos pacientes e acompanhantes”, explica.
Como ajudar?
A Casa de Apoio aceita doações de roupas, calçados (preferencialmente fechados, como exigido pelos hospitais) e itens de higiene pessoal. Voluntários também são bem-vindos para prestar apoio emocional e espiritual aos hóspedes. Interessados em contribuir ou conhecer a Casa podem entrar em contato pelo telefone (63) 3218-2465.
Infraestrutura e Localização
A Casa tem capacidade para receber mais de 120 pessoas por dia. Com estrutura composta por dormitórios com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência e capela, a instituição oferece um ambiente acolhedor. Localizada a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), a proximidade facilita o acesso dos pacientes aos serviços hospitalares.