24 de novembro de 2024 - 04:28
Tocantins Cidades Incêndio

Comitê do Fogo propõe reforço no efetivo e investimentos em equipamentos para combater incêndios no Tocantins

Incêndio Florestal atinge zona rural de São Miguel do Tocantins

As instituições que compõem o Comitê do Fogo se reuniram na tarde desta segunda-feira (02) de setembro, no Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma) para discutir estratégias urgentes de combate aos incêndios que assolam o Tocantins. Entre as principais propostas estão o aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além de investimentos em novos equipamentos. As deliberações serão apresentadas ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) até esta quarta-feira (04) de setembro.

Ações Concretas em Debate

Durante a reunião, o coordenador do Cigma, professor Marcos Giongo, apresentou dados alarmantes sobre o aumento das queimadas no estado. O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, ressaltou a urgência de implementar medidas concretas para intensificar o combate aos incêndios, destacando que as sugestões discutidas serão encaminhadas ao governador para aprovação e execução imediata.

Números Alarmantes

Os gráficos apresentados evidenciam um aumento de 121% na área queimada em todo o Brasil. No Tocantins, foram registrados 8.849 focos de incêndio apenas em agosto, e a expectativa é de que esse número aumente em setembro, considerado o mês mais crítico.

Reforço Já em Ação

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros informou que o número de bombeiros atuando diariamente foi ampliado de 40 para 70, além de incorporar 105 alunos em formação de praças e 20 cadetes do curso de oficiais. A corporação também conta com 80 brigadistas distribuídos pelo estado. Para reforçar as operações, foram dobradas as viaturas em uso, e pedidos de veículos adicionais foram enviados a diversas secretarias.

Reunião comandada pelo secretário MarcelloFoto: Whashington Luiz

Apoio do Exército

O comandante do Exército, coronel Ramos, se colocou à disposição para fornecer apoio logístico e efetivo, caso necessário. Ele destacou que, mediante solicitação formal, outros recursos poderão ser disponibilizados com autorização do governo federal.

O Comitê do Fogo está mobilizado para enfrentar os desafios que se intensificam com a proximidade do período mais seco do ano, buscando minimizar os impactos devastadores dos incêndios no estado.

Tags relacionadas:

Bico do Papagaio , Bombeiros , Defesa Civil , Destaques , Governo do Tocantins , Tocantins

COMPARTILHE:

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo