Por: Warley Costa
O Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais do Tocantins, conhecido como Comitê Pró-Animais, tomou posse de seus novos membros nesta quinta-feira (19), e, durante a reunião, aprovou por unanimidade o projeto piloto “Bicho Não é Lixo”. A proposta visa a construção de comedouros e bebedouros para animais em situação de vulnerabilidade, com a colaboração de estudantes de escolas da região.
A reunião híbrida foi presidida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que também está à frente do Comitê. Além do projeto “Bicho Não é Lixo”, foram discutidas alterações no Decreto de criação do Comitê e no Regimento Interno. As análises do Fluxograma de Maus Tratos de Animais e do Plano de Ação 2024-2026 foram adiadas para revisões posteriores.
Meriele Oliveira, secretária-executiva do Comitê, destacou a importância do projeto, que será desenvolvido por alunos do Colégio Militar de Palmas e da Escola Entre Rios, em Taquaruçu. “Essa iniciativa não só fornece alimentos e água aos animais, mas também envolve a comunidade escolar na construção de um futuro mais solidário e consciente”, afirmou Meriele.
A proposta de realizar a 1ª Feira Estadual de Adoção de PETs, em colaboração com ONGs, também foi discutida, visando reduzir o número de animais disponíveis para adoção e abrangendo não apenas Palmas, mas outros municípios e zonas rurais.
A diretora de Educação Ambiental da Semarh, Erliette Gadotti, participou da reunião e elogiou a inclusão de novos parceiros na causa animal, como o Conselho Regional de Biologia (CRBio 4), que regulamenta a profissão dos biólogos.
O Comitê, atualmente composto por seis câmaras técnicas, também aprovou a criação de uma Câmara Técnica voltada para a captação de recursos, reconhecendo a importância de mobilizar fundos para iniciativas de proteção animal.
Os membros concordaram em adiar a análise do Fluxograma de Maus Tratos de Animais, enfatizando a necessidade de revisão por técnicos especializados, assim como o Plano de Ação 2024-2026, que pode ser aprimorado com contribuições adicionais.
Novos Membros
A nova composição do Comitê, conforme a Portaria-Semarh nº 03/2024, inclui representantes de diversas secretarias e organizações, reafirmando o compromisso do Tocantins com a proteção e defesa dos animais.
Esta nova etapa representa um avanço significativo nas políticas de proteção animal no Tocantins, promovendo ações concretas e engajando a sociedade na causa.