A Casacor Tocantins 2024 abriu suas portas com o tema “De presente… o agora”, no Five Senses Resort, localizado na orla de Luzimangues. Além de patrocinador oficial do evento, o resort, que está em fase de conclusão, apresenta duas novas opções gastronômicas: o gastrobar Casabarco, comandado por Cristóvão Bisneto, e o restaurante Arcos, assinado pelos arquitetos Cássia Veras e Bruno Luiz.
Funcionando de terça a sábado, das 16h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h, os restaurantes permanecerão abertos ao público mesmo após o encerramento da mostra, previsto para o dia 5 de outubro, até a inauguração oficial do resort.
O restaurante Arcos, com cardápio criado pelo chef Expedito Melo, formado pela renomada Le Cordon Bleu, no Peru, oferece uma fusão entre a gastronomia tradicional do Tocantins e técnicas contemporâneas. Ingredientes típicos, como a carne de sol e o pirarucu, são combinados a pratos sofisticados, criando experiências que unem tradição e inovação. Entre os destaques do menu estão o risoto de quatro queijos com chambari e o pirarucu em crosta de castanha com purê de cará.
Já o Casabarco, localizado próximo à piscina de borda infinita, apresenta um clima descontraído com um cardápio voltado para petiscos, hambúrgueres e coquetéis. Inspirado no estilo praiano e nas festas religiosas do século XVIII, o gastrobar promete ser um ponto de encontro para os visitantes.
Durante o evento, ambos os espaços terão atrações musicais aos finais de semana, incluindo shows e DJs. Segundo Enrico Meloni, um dos responsáveis pelo resort, a ideia é oferecer uma experiência completa aos visitantes, com música ao vivo e um ambiente agradável para curtir o pôr do sol.
Além da gastronomia, a Casacor Tocantins 2024 apresenta outros ambientes que farão parte da estrutura definitiva do resort, como o espaço kids e o hall de entrada, proporcionando aos visitantes uma prévia do que está por vir.
A Casacor Tocantins ocupa uma área de 5.000 m², com 38 ambientes dedicados à arquitetura, design, paisagismo e arte. Neste ano, a mostra aborda temas como sustentabilidade, tradições afro-indígenas e o legado cultural para futuras gerações.