Danilo Sousa Cavalcante, condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos por matar a ex-mulher a facadas, também é considerado foragido por um assassinato cometido em 2017 em Figueirópolis, no sul do Tocantins. Ele conseguiu fugir da prisão norte-americana onde cumpria a pena e está sendo procurado pelas autoridades do país.
Ele estava preso nos EUA pela morte de Débora Evangelista Brandão, de 34 anos. O crime aconteceu na cidade de Phoenixville, em abril de 2021. Danilo esfaqueou a vítima na frente dos dois filhos e foi preso horas depois do crime.
Em Figueirópolis, ele é acusado de assassinar Válter Júnior Moreira dos Reis no dia 5 de novembro de 2017. O motivo seria uma dívida que a vítima teria com Danilo por causa do conserto de um veículo. O crime aconteceu em uma lanchonete e Danilo teria feito seis disparos contra a vítima à queima-roupa.
Para o Judiciário Tocantinense, Danilo está na condição de foragido, porque há um mandado de prisão preventiva em aberto, relacionado à morte de Válter. Ele responde por homicídio duplamente qualificado.
O Ministério Público Estadual informou que ação penal tramita na Vara Especializada no Combate à Violência contra a Mulher e Crimes Dolosos contra a Vida, da Comarca de Gurupi.
Na época em que ele foi preso nos EUA, em 2021, todas as informações relativas ao crime no Tocantins foram repassadas às autoridades americanas, com o intermédio da Polícia Federal do Maranhão.
O Tribunal de Justiça do Tocantins foi questionado para saber se há algum andamento no processo e aguarda resposta. Segundo consulta pública ao processo, a última movimentação é 4 de novembro de 2022, em um despacho em que o juiz Jossanner Nery Nogueira Luna pede uma videoconferência com o réu, inclusive designando a participação de um tradutor para acompanhar a audiência.
Nos EUA, Danilo é condenado a prisão perpétua pela morte de Débora. A fuga foi divulgada por meio de comunicado divulgado pelo condado de Chester, na Pensilvânia, na quinta-feira (31).
Uma recompensa de US$ 10 mil (quase R$ 50 mil) é oferecida para quem tiver informações que levem à captura de Danilo.