Governo do Tocantins realiza seminário de pactuação das premissas do Programa Alfabetiza Tocantins

Evento reúne lideranças regionais e municipais para fortalecer políticas públicas de alfabetização no estado.
Imediato News

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu início nesta quarta-feira (12), ao seminário de pactuação das premissas do Programa Alfabetiza Tocantins. O evento, que segue nesta quinta-feira (13), em Palmas, reúne superintendentes regionais de educação, dirigentes municipais e articuladores regionais e municipais de gestão e formação para discutir políticas públicas de ensino e aprendizagem voltadas à alfabetização.

O seminário marca o início de um processo formativo que ocorrerá de março a maio de 2025, combinando atividades presenciais e remotas. O objetivo é consolidar diretrizes para o fortalecimento da alfabetização na idade esperada, promovendo a troca de experiências e o alinhamento de práticas pedagógicas que impactem positivamente a qualidade do ensino no estado.

A programação do evento está estruturada em cinco eixos principais: governança e gestão estratégica; formação continuada de profissionais da educação; avaliação e monitoramento dos indicadores de aprendizagem; incentivo e valorização de boas práticas pedagógicas; e material didático complementar. Além de palestras, os participantes terão acesso a mentorias, oficinas e outros encontros formativos, visando fortalecer a atuação dos gestores na implementação das políticas de alfabetização.

O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, destacou a importância da iniciativa. “É um compromisso do Governo do Tocantins com a qualificação das lideranças para o aprimoramento das políticas educacionais, garantindo uma atuação integrada e eficaz entre os municípios”, afirmou.

Destaques do evento
Na manhã desta quarta-feira, 12, as palestras abordaram temas como o regime de colaboração como força potencial na educação e a alfabetização como centro da política pública de educação. A secretária Executiva de Cooperação com os Municípios da Secretaria de Estado da Educação do Ceará, Emanuelle Grace, proferiu a palestra “O Regime de Colaboração como força potencial na educação”. Ela destacou a importância das condicionalidades para a melhoria da educação. “Atendendo a todas as condicionalidades, podemos avançar. A partir do momento que avaliamos, é que podemos ensinar. A avaliação deve ter o objetivo de aprimorar o trabalho”, enfatizou.

Já o palestrante José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, conhecido como Veveu Arruda, presidente da Associação Bem Comum, falou sobre “A Alfabetização como centro da política pública de Educação”. Ele ressaltou que a alfabetização vai além de ensinar a ler e escrever. “A aquisição da língua é intuitiva, mas aprender a ler e a escrever se consegue por meio do ensino. Na alfabetização, o estudante aprende a ser alfabetizado para além de ler e escrever. Sentimentos como solidariedade e outros comportamentos vão além da sala de aula. Temos muitas dimensões que devem ser levadas em consideração, o que depende do professor ou da professora”, concluiu.

Depoimentos de participantes
A secretária Municipal de Educação de Porto Nacional, Joana dos Reis Neres, comentou sobre a importância da articulação entre Estado e municípios. “Fortalece o trabalho com a alfabetização. Todos podemos crescer juntos, em colaboração coletiva entre Estado e municípios”, destacou.

Já a articuladora municipal do Programa Alfabetiza Mais Tocantins no município de Araguaína, Vânia Silva Araújo, expressou otimismo com os resultados do programa. “Estamos otimistas em Araguaína. Nossas escolas avançaram muito com o regime de colaboração. O monitoramento do trabalho é importante, pois contribui muito para o sucesso tanto da alfabetização como para outras habilidades socioemocionais”, pontuou.

A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO) também destacou a relevância do evento. “O Estado está proporcionando condições às pessoas para que elas tenham educação de qualidade. Essa formação coloca o Tocantins como referência no regime de colaboração com os municípios”, finalizou.

O seminário reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a melhoria da educação básica, promovendo a integração entre Estado e municípios para garantir a alfabetização na idade certa e a qualidade do ensino em todo o território tocantinense.

Por: Warley Costa | Portal Imediato

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo