
Um idoso, identificado como Donizete Clarindo da Silva, de 67 anos, foi transportado de Aragominas para um hospital de Araguaína, no norte do estado, na carroceria de uma caminhonete. O motivo foi a falta de ambulância na cidade.
O caso aconteceu no último sábado (29). Donizete sofreu um acidente de moto em Aragominas e precisou de um atendimento completo e, por isso, foi encaminhado para Araguaína. Por conta da falta de ambulância, ele enfrentou uma viagem de 120 km na carroceria de uma caminhonete, com um equipamento de oxigênio do lado, amarrado na lona que cobria o veículo. Quando chegou ao hospital, a tampa da carroceria não abriu e os profissionais da saúde retiraram o paciente por cima.
O caso de Donizete é considerado grave. Ele sofreu fraturas na coluna, o que pode prejudicar os movimentos. No hospital ele relatou que não sentia as pernas, além de não conseguir movimentar os braços. O idoso está internado no Hospital Regional de Araguaína e deve passar por uma cirurgia nesta terça-feira (01). A família da vítima está indignada com a situação.
“Estou indignada, meu pai vive há mais de 20 anos na terra. Não esperávamos que fosse acontecer o acidente e que o atendimento seria dessa forma, ele é muito ativo, com a saúde de ferro. Sabemos que pode acontecer um milagre, mas sabemos da gravidade. Ele pode nunca mais andar, nem mexer os braços”, disse Daylany Barbosa da Silva, filha de Donizete.
O prefeito de Aragominas Marcos Alexandre (Solidariedade), disse que o município possui três ambulâncias e cinco carros de apoio à Secretaria Municipal de Saúde. Entretanto, no momento em que o idoso precisou de atendimento, dois veículos estavam quebrados e um em atendimento, e poderia demorar quase duas horas para atender o idoso. Por isso, a Saúde enviou a caminhonete para fazer o socorro.