
A balsa que realiza a travessia entre Araguacema (TO) e Santa Maria das Barreiras (PA) foi interditada pela Marinha do Brasil nesta terça-feira (29), após fiscalização constatar que o condutor não possuía habilitação compatível com a embarcação.
Segundo a Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT), o condutor da embarcação Pipes 26 tinha apenas a habilitação de Nível 1, enquanto o exigido para operar esse tipo de balsa é o Nível 3, equivalente a Marinheiro Fluvial de Convés.
Por motivos de segurança, a Marinha notificou e suspendeu as atividades da balsa até que a empresa responsável regularize a situação.
A Pipes, responsável pelo serviço, informou que está acatando a decisão e que o serviço permanecerá suspenso até que seja encontrado um profissional com a habilitação exigida e disposto a morar em Araguacema. A empresa explicou que o curso para obter a habilitação Nível 3 é ofertado pela Marinha apenas uma vez por ano e tem duração de três meses.
Enquanto a travessia estiver suspensa, motoristas devem buscar rotas alternativas pelas balsas de Caseara (TO) ou Conceição do Araguaia (PA). A embarcação interditada operava das 6h às 18h, com atendimento 24 horas em casos de emergência.
Por: Warley Costa | Portal Imediato.