
Nesta quarta-feira (07) de agosto, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o CEO da BP Bunge Bioenergia, Geovane Consul. Durante a reunião, o representante da empresa anunciou um novo investimento de aproximadamente R$ 530 milhões na região de Pedro Afonso, onde a empresa concentra suas operações. Esse aporte financeiro promete a criação de 420 novos empregos, entre diretos e terceirizados, fortalecendo ainda mais a economia local.
“Cada investimento no Tocantins simboliza o progresso da nossa terra e do nosso povo. Agradecemos à BP Bunge por confiar no nosso estado e colocamos nossa equipe à disposição para colaborar no desenvolvimento conjunto do Tocantins”, declarou o governador Wanderlei Barbosa.
A BP Bunge Bioenergia, que já emprega 1.251 funcionários em sua unidade de Pedro Afonso, é um dos pilares do setor sucroenergético no estado, focada na produção de etanol e bioeletricidade. Com o novo investimento, a empresa planeja aumentar sua produção, potencializando o rendimento na região e contribuindo ainda mais para o crescimento do Tocantins.
“O trabalho desenvolvido pelo governador Wanderlei Barbosa, ao criar um ambiente de negócios favorável no Tocantins, atraiu investimentos significativos, como o da BP Bunge. Este novo aporte, que aumenta em mais de 30% a capacidade produtiva da empresa, não apenas gera novos empregos, mas também torna a indústria local mais eficiente”, destacou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima.
O crescimento da BP Bunge em Pedro Afonso também reflete o avanço do setor produtivo no Tocantins, impulsionado pelo aumento das lavouras de grãos e cana-de-açúcar. “O desenvolvimento do Tocantins está diretamente ligado à força do setor produtivo, e o interesse da iniciativa privada em investir aqui é prova do nosso potencial de crescimento”, reforçou o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café.
Os investimentos serão direcionados para diversas frentes, incluindo a expansão agrícola com o plantio de 6 mil novos hectares de cana, representando um aumento de 20% na área cultivada da unidade. Além disso, a operação industrial será modernizada com tecnologias de ponta, aumentando a capacidade de moagem e de cogeração de energia.
Com essas inovações, a produção de etanol na usina de Pedro Afonso deverá crescer 40%, passando de 200 milhões para 280 milhões de litros por safra. “Esse investimento é crucial para ampliarmos nossa capacidade produtiva e sustentarmos nosso crescimento. Além disso, fortalece nossa contribuição para o desenvolvimento econômico de Pedro Afonso”, afirmou o CEO Geovane Consul.