
O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo, apresentando alta taxa de letalidade. Em outubro, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O Outubro Rosa, movimento internacional que começou nos anos 90 com a fundação Susan G. Komen for the Cure, visa aumentar a conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama, utilizando o símbolo do laço cor-de-rosa.
A oncologista Areta Agostinho, do Hospital Geral de Palmas (HGP), enfatiza a importância do diagnóstico precoce: “O câncer de mama é a principal causa de morte entre mulheres no mundo. Detectá-lo em estágios iniciais aumenta as chances de tratamento e cura. É fundamental que, mesmo com a realização do autoexame, as mulheres consultem um especialista.”
Ela recomenda que mulheres a partir dos 40 anos realizem anualmente o exame clínico das mamas e que aquelas entre 50 e 69 anos façam mamografias a cada dois anos, mesmo que estejam em baixo risco. A médica alerta também para casos raros de câncer de mama em mulheres mais jovens e em homens.
A enfermeira Danielle Jaqueline da Silva, da Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer (GRPDTC/SES-TO), destaca: “O câncer de mama surge da multiplicação de células anormais, formando um tumor que pode invadir outros órgãos. O diagnóstico precoce é crucial para aumentar as chances de cura.”
Histórias de Superação
Jane Costa, de 51 anos, é um exemplo de superação. Em 2018, ela detectou um caroço no seio esquerdo e, após buscar ajuda médica, foi diagnosticada com câncer de mama. “Fiz quimioterapia e radioterapia. Meu câncer era agressivo, mas hoje estou curada, graças à fé e à medicina. Fui bem acolhida no Hospital Geral de Palmas e sou eternamente grata a todos os profissionais,” compartilha.
Fatores de Risco e Prevenção
Não existe uma única causa para o câncer de mama; diversos fatores contribuem para o seu desenvolvimento. O risco aumenta com a idade, especialmente após os 50 anos. Fatores como obesidade, sedentarismo, consumo de álcool e exposições a radiações ionizantes também estão associados.
Para prevenir a doença, recomenda-se a prática regular de atividades físicas, manutenção do peso saudável e uma alimentação equilibrada, além da redução do consumo de álcool.
Mamografia Gratuita
O SUS oferece mamografias gratuitas, realizadas a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos sem sintomas, além de mamografias diagnósticas para avaliar lesões suspeitas, disponíveis para todas as idades, incluindo homens. O exame deve ser solicitado por um profissional de saúde durante consultas ou por meio de ações de busca ativa.
Conclusão
A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais na luta contra o câncer de mama. Informe-se, faça seus exames e cuide-se!