Nesta quinta-feira (17) de outubro, Paraíso do Tocantins, conhecida como portal de entrada para a região dos Lagos e a Ilha do Bananal, será a 18ª comarca a receber o projeto Justiça Mais Próxima e Inovadora. A comitiva, liderada pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, visitará a cidade, localizada a apenas 63 km de Palmas.
Durante a visita, a desembargadora se reunirá com magistrados e servidores que atuam na jurisdição local e participará da instalação do “Banco Vermelho” às 17h30, no Parque das Águas. Essa iniciativa faz parte de uma série de visitas às 36 comarcas do estado, visando promover uma maior aproximação entre os magistrados e servidores que estão na linha de frente do atendimento ao público.
A programação inclui um bate-papo com a presidente e diretores sobre temas relevantes para os profissionais da Justiça, além de momentos de descontração com o Jogo Simplifique, que aborda a importância da linguagem simples, e atividades de qualidade de vida, como ginástica laboral. Serão discutidos tópicos como inovação, comunicação e segurança institucional, bem como ações e projetos na área de gestão de pessoas.
Banco Vermelho
A instalação do Banco Vermelho em Paraíso do Tocantins marca a cidade como a terceira do estado a receber essa iniciativa, que simboliza resistência e conscientização na luta contra o feminicídio. O banco é uma homenagem às vítimas de violência de gênero e um chamado à sociedade para a urgência de promover ações que garantam a igualdade e a segurança das mulheres.
A estrutura do Banco Vermelho tem 4 metros de comprimento por 1,80 de altura e será instalada pelo Poder Judiciário, em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e a Prefeitura de Paraíso do Tocantins. As cidades de Colinas do Tocantins e Tocantinópolis já receberam o Banco Vermelho como parte dessa importante campanha.