
A Polícia Civil do Tocantins, pela 1ª Delegacia de Atendimento à Vulneráveis (1ª DAV) de Palmas, alerta para casos de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS, feitos sem o consentimento dos segurados.
Segundo a delegada Ana Carolina Coelho Marinho, nas últimas semanas a unidade já registrou diversos boletins de ocorrência de aposentados e pensionistas que viram valores sumirem de seus contracheques, sem nunca terem autorizado cobranças.
“Identificamos que esses descontos não tinham origem ou autorização dos beneficiários. Após comprovar a irregularidade, oficiamos as instituições responsáveis pelas cobranças e as vítimas conseguiram reaver o montante descontado”, explicou a delegada.
Como proceder
Quem notar qualquer débito não autorizado em seu benefício deve procurar a 1ª DAV (Palmas) ou a delegacia mais próxima e registrar ocorrência. A investigação abrirá as diligências necessárias, possibilitando também a restituição dos valores.
Operação “Sem Desconto”
Em 23 de abril, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram a operação “Sem Desconto”, que cumpriu mandados contra associações acusadas de descontar até R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas desde 2019, por serviços de assessoria e convênios não solicitados.
A 1ª DAV reforça a importância de os segurados conferirem seus contracheques mensalmente e registrarem denúncia imediata diante de qualquer débito desconhecido.
Por: Warley Costa | Portal Imediato.