No final da tarde de terça-feira, 15, em uma fazenda próxima à cidade de Natividade, a Polícia Militar prendeu um indivíduo, 41 anos, com mandado de prisão em aberto, pelo crime de homicídio. Ele também foi autuado por crime ambiental, pois mantinha aves silvestres em cativeiro. Em poder do homem, os policiais apreenderam oito aves da fauna silvestres da espécie curió.
A ação foi realizada por policiais militares do 11º Batalhão da PM, em abordagem a um homem com mandado de prisão em aberto. Na fazenda, em poder do indivíduo, os policiais encontram oito aves da fauna silvestres da espécie curió (orysoborus angolensis) e acionam a equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), para realizar o flagrante pelo crime ambiental.
O homem foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Natividade para as providencias cabíveis, e responderá pelo crime de homicídio, constante no mandado de prisão, e pelo crime ambiental, sendo também autuado administrativamente com multa de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), por ter em cativeiro aves da fauna silvestre sem autorização do órgão ambiental competente.
As aves foram apreendidas pela equipe do BPMA e após avaliação prévia foram soltas na natureza. O BPMA adverte: ter em cativeiro animal da fauna silvestre sem autorização do órgão ambiental competente é crime com pena de detenção de seis meses a um ano e multa que pode chegar até R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por espécime.