
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou luto oficial de sete dias em todo o estado pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica e Chefe de Estado do Vaticano. O decreto será publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira (21), sob o número 6.946.
O período de luto passa a valer a partir da publicação oficial do decreto. A medida representa o respeito e a solidariedade do povo tocantinense diante da perda de uma das mais importantes figuras espirituais e humanitárias da atualidade.
Em nota de pesar, o governador lamentou profundamente a morte do Papa Francisco, ocorrida na manhã desta segunda-feira, destacando sua trajetória marcada pela defesa da paz, da justiça social e do diálogo entre as religiões.
“Sua Santidade será eternamente lembrada como um Pontífice inovador, solidário e fraterno, cuja liderança espiritual tocou milhões de corações ao redor do planeta. Em tempos de grande tribulação, enfrentou com coragem e compaixão alguns dos capítulos mais difíceis da nossa história recente, como a pandemia da covid-19, os conflitos bélicos e as guerras na Ucrânia e na Palestina”, afirmou Wanderlei.
Ao final da mensagem, o governador ressaltou que o legado de humildade, amor ao próximo e compromisso com os mais vulneráveis deixado por Francisco jamais será esquecido. “Que Deus o receba em Sua infinita misericórdia. Descanse em paz, Papa Francisco!”, concluiu.
Por: Warley Costa | Portal Imediato.