Tocantins dobra quantidade de bombeiros militares e capacidade de combate aos incêndios florestais

Conforme informou o comandante, os Cadetes passam a compor as ações na próxima semana, se dedicando às estratégias de gerenciamento das operações.
Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins

Atendendo a uma determinação do governador Wanderlei Barbosa, o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, anunciou na manhã desta quarta-feira (04), que os 20 Cadetes, alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO), vão integrar as equipes em campo no combate aos incêndios florestais no Estado.

Conforme informou o comandante, os Cadetes passam a compor as ações na próxima semana, se dedicando às estratégias de gerenciamento das operações. “Nós já estávamos trabalhando na parte de prevenção e agora dobramos o nosso efetivo. Os Cadetes vão entrar na parte do Sistema de Comando de Incidentes e vamos trabalhar a parte sistemática, e uma parte deles vai estar à disposição também, caso necessitar deslocar para o 2º Batalhão de Bombeiros (Araguaína), ou para o 3º Batalhão (Gurupi), para compor as equipes que nós temos nessas unidades”, explicou o coronel Ornelas.

Outro reforço importante adotado pelo CBMTO é a força e o conhecimento dos 105 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), que nesta semana passaram a integrar as equipes de combate aos incêndios florestais. O foco da atuação da turma é a região de Palmas.

Esta semana o CBMTO criou a Sala de Situação, onde, diariamente, o Comando Geral se reúne com os oficiais envolvidos nos combates aos incêndios florestais para atualização das informações e das operações em andamento em todo o Tocantins. O ambiente é mais um instrumento que agiliza e alinha cada passo visando o fim dos incêndios florestais.

Ainda nesta quarta-feira, o comandante-geral determinou que todo o efetivo, mesmo os bombeiros militares que atuam na parte administrativa da corporação, passem a usar o Uniforme 4º A (Operacional), para que possam combater algum foco de queimada ou incêndio urbano, numa eventual chamada de urgência.

“Estamos todos atentos e prontos para a atuação. O efetivo do CBMTO em todas as suas especialidades está em estado de alerta. Havendo a necessidade, todos serão convocados para o combate aos incêndios florestais”, explicou o coronel.

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ir para o conteúdo