Tocantins se destaca como pioneiro na região Norte ao lançar plano de transformação digital do SUS

Projeto pretende qualificar 10 mil profissionais e integrar serviços à Rede Nacional de Dados em Saúde até 2028.
Imediato News

O Governo do Tocantins apresentou, nesta quinta-feira (10), o Plano de Ação de Transformação para o SUS Digital, iniciativa que coloca o Estado como pioneiro na Região Norte na adesão à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A proposta foi debatida durante reunião do Conselho Estadual de Saúde e detalhada pelo coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (CIEGES-TO), Paulo Burguer.

Com foco na modernização e digitalização dos serviços públicos de saúde, o plano visa centralizar todas as informações clínicas dos pacientes em um único ambiente digital, proporcionando mais agilidade, precisão e economia nos atendimentos do Sistema Único de Saúde.

A estratégia se baseia em três eixos principais: promoção da cultura de saúde digital com capacitação de profissionais, desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao SUS e fortalecimento da interoperabilidade e análise de dados em saúde. Entre as ações previstas estão cursos técnicos, especializações em ciência de dados e campanhas educativas para conscientizar a população sobre a nova fase da saúde digital no Estado.

O plano foi encaminhado ao Ministério da Saúde no dia 17 de março e terá execução prevista entre 2025 e 2027, com algumas ações se estendendo até 2028.

Segundo Paulo Burguer, a meta é qualificar cerca de 10 mil trabalhadores da saúde em todos os 139 municípios tocantinenses. “Vamos formar pelo menos um representante de cada cidade com conhecimento estratégico em saúde digital. Também ofereceremos turmas especializadas em ciência de dados e capacitação técnica para servidores estaduais e municipais. A ideia é que cada município seja capaz de implementar a saúde digital de forma autônoma”, explicou.

A superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto, destacou os impactos positivos do projeto para a população. “Haverá mais economicidade, com a redução de exames repetidos, e maior agilidade nos atendimentos. Com acesso ao histórico completo dos pacientes, os profissionais de saúde poderão tomar decisões mais rápidas e assertivas com base em dados confiáveis”, afirmou.

Por: Warley Costa | Portal Imediato.

Tags:

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ir para o conteúdo