
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Tocantins. As chuvas podem ter volume de água que varia de 20 a 30 milímetros por hora. O aviso vai até esta terça-feira (2), às 10h.
O alerta amarelo representa perigo potencial, segundo Inmet. Nesse período os moradores devem ter atenção em casos de rajadas de ventos e uso de aparelhos conectados à tomada durante queda de raios.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/J/Z/fOIWwDT42AE7HixvBHBw/amarelo-alertaaaa.png)
Conforme o Instituto, mesmo com as orientações há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Chuvas em março
Segundo a meteorologista, Elizabete Ferreira, em março Palmas teve um volume de chuvas acima do esperado. A previsão era de 264 milímetros, mas a capital registrou 325 mm. Já em outras cidades como Peixe e Porto Nacional houve uma queda no volume de chuvas.
Entre os dias 25 à 31 de março, a região norte foi a que mais registrou chuvas, com volumes de 60 a 120 milímetros. O meteorologista, Francisco de Assis Diniz, ainda informou que na região central chegou a chover de 50 a 60 milímetros e na região sul, de 30 a 40 milímetros.
Previsão do Tempo
Em Palmas, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nesta terça-feira (2). A temperatura máxima será de 32 ºC e mínima de 22 ºC.
No norte do estado, em Araguaína, também deve cair chuva durante todo o dia. A temperatura mínima será de 24 graus e máxima de 30.
Já em Dianópolis a temperatura máxima deve ser de 29 graus com possibilidade de queda e mínima de 22 graus. No município é espetado pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.
Orientações
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/J/T/qp2lAoTQ6al7IF5IH0FQ/divulgacao-4-.jpeg)
- Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
- Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela
- Não faça manutenções quando estiver chovendo
- Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
- Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193
Danos em equipamentos, o que fazer?
Caso algum equipamento de casa queime por causa de oscilações na energia, a pessoa deve solicitar o ressarcimento em um prazo de 90 dias, segundo o Procon Tocantins. A concessionária, assim que receber a solicitação, precisa responder o consumidor em até 15 dias.
Uma vistoria deverá ser feita para comprovar o problema em um prazo de 10 dias. Esse procedimento, conforme o Procon, não deve ter nenhum custo para a pessoa que perdeu o bem. Passado esse prazo, a empresa também terá mais 20 dias para providenciar o conserto, substituição ou mesmo o ressarcimento do valor do produto queimado.
Se for uma geladeira ou outro eletrodoméstico que é usado para a conservação de alimentos ou medicamentos, esse prazo reduz consideravelmente.