
A partir de hoje dia (08) de outubro, com a inauguração do Lago Center Shopping em Araguaína, a Via Lago e a Avenida Araguaia passarão a contar com estacionamento regulamentado. A decisão foi tomada em função da grande movimentação de veículos observada nos primeiros dias de funcionamento do empreendimento, visando garantir a fluidez do tráfego e a segurança na região.
De acordo com a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, já foram instaladas sinalizações verticais e horizontais para orientar motoristas. A medida proíbe o estacionamento na pista da Via Lago, no trecho entre a ponte e a rotatória, e também na Avenida Araguaia, na pista que segue em direção ao Setor Nova Araguaína, incluindo a entrada social e o estacionamento do shopping.
Eduardo Barbosa, superintendente da ASTT, destaca que o objetivo é evitar o estreitamento das vias devido ao estacionamento irregular, garantindo um fluxo mais seguro e eficiente de veículos. “Nos primeiros dias, sabemos que haverá um grande movimento, então estamos priorizando a fluidez. O shopping oferece um estacionamento amplo e há outras opções de ruas ao redor para estacionar”, explicou Barbosa.

As vias da Avenida Araguaína em direção ao Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma e a Via Lago em direção ao centro da cidade continuarão com a regulamentação de estacionamento convencional, permitindo o estacionamento na maior parte dos trechos.
Em parceria com a ASTT, a gestão do Lago Center Shopping também se preparou para atender à demanda de estacionamento, com uma capacidade para 700 veículos, 200 motos e um bicicletário. Durante as primeiras semanas de funcionamento, será adotado um esquema especial, oferecendo um preço único para os clientes estacionarem sem se preocupar com o tempo.
Herinton Masson, superintendente do shopping, reforçou a preocupação com a experiência dos frequentadores: “Queremos que as pessoas aproveitem o shopping sem se preocupar com o tempo de permanência no estacionamento nos primeiros dias de grande movimento.”
Além disso, Eduardo Barbosa afirmou que a prefeitura irá monitorar o tráfego na área e poderá adotar novas medidas conforme necessário. “Reforçaremos a fiscalização e a educação para o trânsito, a fim de garantir o cumprimento das sinalizações e evitar possíveis transtornos”, finalizou.
Essas mudanças visam otimizar o tráfego e proporcionar mais comodidade para os frequentadores do novo centro comercial de Araguaína.